Lisboa, 16 jan 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa anunciou que a catedral de S. Paulo. da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana vai receber, este sábado, Às 21h00, a Vigília Ecuménica Jovem, da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019.

“Esta é uma oportunidade para experimentarmos na prática tanto do que nos une, um verdadeiro ecumenismo espiritual que resulta tão necessário. Rezar pela unidade com outros irmãos cristãos é caminhar na direção da comunhão”, assinala o serviço diocesano, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

No seu sítio na internet, o organismo explica que para além das Igrejas promotoras da Vigília Ecuménica Jovem – Igreja Presbiteriana, Igreja Católica, Igreja Metodista e Igreja Lusitana – também estão convidadas outras comunidades a participar na noite de oração.

A catedral de S. Paulo da Igreja Lusitana Evangélica – Comunhão Anglicana que vai receber a vigília ecuménica jovem já foi um Convento dos Marianos no século XVII.

O Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019 tem como tema ‘Procurarás a Justiça, nada além da Justiça’ (Deut. 16,18), e os materiais de apoio à sua celebração foram preparados por cristãos da Indonésia, que tem 265 milhões de pessoas, 86% identificam-se como muçulmanas e 10% cristãs de diversas tradições.

Os subsídios foram publicados em conjunto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e a Comissão Fé e Constituição, do Conselho Mundial de Igrejas.

No hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos realiza-se entre 18 e 25 de janeiro.

Portugal já foi responsável pelos materiais de apoio a esta semana especial em 1996, que teve como tema ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse 3, 14-22), e o encontro preparatório realizou-se em Lisboa.

CB/OC

Partilhar:
Share