Jornada decorre em Odivelas e tem a ajuda das novas tecnologias

Lisboa, 02 abr 2017 (Ecclesia) – Fernando Santos, selecionador nacional de futebol, é um dos convidados para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) de Lisboa que decorre hoje na cidade de Odivelas.

O treinador campeão da Europa de futebol rezou o Terço com os jovens e participou na JDJ, no Jardim da Música.

"O objetivo da Igreja é ir para a rua, não podemos ficar em casa, seria um grande pecado", referiu Fernando Santos aos jornalistas, a respeito da mensagem  que quis deixar neste encontro.

Para o selecionador nacional, os católicos são chamados a transmitir uma mensagem de "alegria", dando a conhecer um "Deus vivo".

"A alegria da juventude contagia, naturalmente, os mais velhos", prosseguiu.

Fernando Santos sublinhou a importância de o Papa Francisco chamar a atenção para as "periferias", para quem está "fora do aquário", andando na rua sem "vergonha" de se afirmar como cristão.

A jornada intitulada ‘Com Maria abraçamos o mundo’ é acompanhada pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o qual disse à Agência ECCLESIA que os jovens devem acreditar que "podem fazer grandes coisas" e "deixar que Deus faça neles grandes coisas".

"Temos de estar com os jovens, ouvi-los, ser acompanhados e acompanhar", acrescentou, antecipando o Sínodo dos Bispos de 2018, dedicado à relação da Igreja com a juventude e ao discernimento vocacional.

Para o cardeal-patriarca, é preciso fazer "eco" de tudo o que vai acontecendo por iniciativa dos mais novos, com a sua "criatividade" nos vários âmbiros de ação da Igreja Católica.

O Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa criou  a APP ‘JDJlisboa’, com o programa, mapas e cânticos para este dia, dando ainda a possibilidade de serem enviadas intenções para a oração do terço.

Nesta iniciativa, com cerca de 1000 jovens de toda a diocese de Lisboa, decorrem workshops temáticos com a presença de vários convidados, entre eles os jornalistas João Miguel Tavares e Laurinda Alves.

PR/OC

Notícia atualizada às 15h45

Partilhar:
Share