Lisboa, 28 jan 2023 (Ecclesia) – A Comissão Comemorativa 50 anos – 25 de Abril organiza, neste sábado, a última visita guiada gratuita à mostra expositiva sobre a Vigília da Capela do Rato, em Lisboa.
As visitas são gratuitas, mediante inscrição, na Igreja de São Domingos, em Lisboa, e são conduzidas por historiadores, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A exposição “A paz é possível. A Vigília da Capela do Rato e a contestação à Guerra Colonial” que está patente na Igreja de São Domingos, em Lisboa, e integra as comemorações oficiais dos 50 anos da revolução de abril de 1974.
A exposição dá a conhecer alguns momentos e aspetos da contestação de setores católicos à ditadura e à guerra colonial, com destaque para acontecimentos como a Vigília pela Paz, organizada na Igreja de São Domingos em 1968, e a Vigília da Capela do Rato, de 1972.
Estas sessões vão ser guiadas pelos historiadores Paulo Fontes, diretor e investigador integrado do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR-UCP) e membro da Comissão Organizadora desta iniciativa; João Francisco Pereira, investigador do CEHR-UCP e do Centro de Ecologia Funcional (CEF-UC) no polo da FCSH-UNL; e Maria Inácia Rezola, professora coordenadora na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL), investigadora do Instituto de História Contemporânea e comissária executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 Abril.
A Comissão Organizadora das iniciativas que assinalam os 50 anos passados sobre a vigília da Capela do Rato é composta por Jorge Wemans, António Araújo, Paulo Fontes, Nuno Estêvão Ferreira, Ângela Barreto Xavier e pela Estrutura de Missão para as Comemorações do Quinquagésimo Aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974.
As visitas são conduzidas por historiadores, a última este sábado pelas 16h30, e estão sujeitas a inscrição prévia para o email geral@50anos25abril.gov.pt .
LFS