Tomada de posse para mandato 2018-2022 decorre em Lisboa

Lisboa, 19 jan 2018 (Ecclesia) – A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) reconduziu Eugénio Fonseca como presidente do organismo para 2018-2022 e os órgãos sociais eleitos vão tomar posse após a assembleia geral da instituição, que começa hoje às 17h00, em Lisboa.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a CPV informa que a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, também vai estar presente hoje nas cerimónias que encerram o programa do 11.º aniversario da instituição, a partir das 18h30.

‘Voluntariado, uma força de mudança’ é o tema da lista vencedora para o mandato que reelegeu Eugénio Fonseca, o presidente da Cáritas Portuguesa, como presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, tendo na vice-presidência Susana de Jesus Amaral, do Instituto São João de Deus, e João Teixeira, do Corpo Nacional de Escutas, é o secretário.

A assembleia geral eleitoral e a tomada de posse dos órgãos sociais eleitos vão decorrer no auditório da sede nacional do Corpo Nacional de Escutas, em Lisboa – Rua D. Luís I, 34, em Santos.

Em Portugal, assinala o comunicado, “há cerca de um milhão de voluntários, distribuídos por causas e entregues a múltiplos desafios”, e há 11 anos que o voluntariado é representado pela CPV que tem desenvolvido um trabalho de “intervenção junto do poder político para reformulação das leis do setor”.

Neste contexto, a instituição explica que tem procurando “mais proteção e melhores condições” para os voluntários e o para o seu exercício.

A Confederação Portuguesa do Voluntariado conta com 35 organizações e a nova direção vai “revisitá-las” para “enriquecer o seu conhecimento” sobre como é composto o tecido voluntário nacional e também para “afinar as medidas necessárias a uma clarificação do papel do voluntário na legislação”.

Constituída a 19 de janeiro de 2007, a atividade da CPV inclui grupos de trabalho, prestação de formação a entidades terceiras, entrega de troféus de voluntariado, selos de qualidade e garantia, workshops, seminários, conferências, congressos.

CB/OC

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhar:
Share