Lisboa: Santos populares assinalam 40 anos da presença do Papa João Paulo II na Igreja de Santo António

«Esperamos que as pessoas tenham saudades» das celebrações, afirma frei Jorge Marques

Foto: AE/SN

Lisboa, 11 jun 2022 (Ecclesia) – O reitor da Igreja de Santo António disse à Agência ECCLESIA que as celebrações deste ano assinalam os 40 anos da presença do Papa João Paulo II e espera que “as pessoas tenham saudades” da festa de Santo António.

“A expetativa é que venham muito grupos ao Santo António. Durante o ano são muitos grupos estrangeiros que visitam a Igreja e, no dia 13 de junho, são os portugueses de vários pontos do país. Esperamos que, depois de dois anos de interregno, que as pessoas tenham saudades e que queiram vir”, referiu frei Jorge Marques.

Neste ano, a festa de Santo António tem o lema “celebrar Santo António com São João Paulo II” para evocar a visita do Papa polaco, há 40 anos.

“Quisemos dar esta tonalidade às festas de Santo António deste ano que voltam ao seu formato tradicional, para celebrar e evocar essa vinda do Papa e é também uma expressão de comunhão com o Papa que faz parte da nossa fé de cristãos”, indica o reitor.

No dia 12 de maio de 1982, o Papa João Paulo II entrava na Igreja de Santo António e o frei Jorge Marques recorda esse momento: “Foi uma visita querida pelo Papa, ele quis aqui vir rezar, veio a pé da Sé e este largo estava repleto de pessoas, foi uma grande alegria ver o Papa entrar. Eu estava lá dentro”.

Foto: Agência ECCLESIA

O religioso relata que João Paulo II “entrou sorridente”, desceu à cripta, onde se assinala o lugar de nascimento do santo popular, e ali “rezou uns minutos com grande interioridade”.

“À saída o Papa inaugurou a estátua de Santo António,que na base tem elementos dos milagres de Santo António mas também o brasão do Papa João Paulo II”, conta.

O reitor da Igreja de Santo António de Lisboa lamenta não ter estado com o Papa, “apenas a uns cinco metros” mas recorda a “energia do Papa” e a sua “voz determinada e firme”.

“Lembro a  alegria do Papa e conto, com uma pontinha de orgulho para nós portugueses, chamou Santo António de Lisboa”, recorda.

Frei Jorge Marques recorda no programa ECCLESIA deste sábado, na Antena 1 da rádio pública, pelas 06h00, a visita do Papa João Paulo II à Igreja de Santo António;; o programa fica depois disponível online em agencia.ecclesia.pt.

A festa de Santo António, com as suas várias dimensões, está em destaque na próxima emissão do Programa ’70×7′, este domingo, na RTP2, pelas 17h30.

SN

Partilhar:
Scroll to Top