Paróquia de Lisboa refletiu sobre JMJ 2023, abusos na Igreja, as mudanças climáticas e Ecologia Integral
Lisboa, 26 jan 2022 (Ecclesia) – A Paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, realiza hoje a última sessão dos seus encontros de reflexão 2023, com o tema ‘Como ler os dados do Sínodo?’, a partir das 21h30, no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o padre José Manuel Pereira de Almeida, pároco de Santa Isabel, informa que convidaram o professor universitário e investigador Alfredo Teixeira para a conferência ‘Como ler os dados do Sínodo?’, que vai ter a moderação de Sofia Câmara
‘Discípulos de Jesus no tempo presente’ foi o tema geral dos «Encontros de Santa Isabel» 2023, em todas as quintas-feiras de janeiro, a partir das 21h30, no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, na Rua Saraiva de Carvalho.
Os encontros começaram com a reflexão sobre a ‘JMJ2023 e caminho sinodal’, seguiram-se os ‘abusos na Igreja’, com os jornalistas do jornal online ‘Observador’ João Francisco Gomes, autor do livro ‘Roma, temos um problema’, e Sónia Simões; esta sessão foi moderada pelo padre João Eleutério, colaborador da Paróquia de Santa Isabel e professor da Faculdade de Teologia da UCP, coordenador do livro ‘Anatomia do poder eclesiástico’.
A terceira sessão foi centrada nas ‘Mudanças Climáticas e Ecologia Integral’, com Francisco Ferreira, da associação ambientalista Zero, Margarida Machado Gil e Margarida Mateus, moderados por Joana Barreto.
Os ‘Encontros de Santa Isabel’, organizados pela paróquia homónima do Patriarcado de Lisboa, regressaram este ano de 2023, após um período de interrupção por causa da pandemia Covid-19.
CB