Lisboa: Cardeal-patriarca apontou a uma sociedade onde «a vida é respeitada», a «justiça prioritária» e quem chega é «bem acolhido»

D. Manuel Clemente presidiu à Missa Crismal na Sé Patriarcal

Foto Patriarcado de Lisboa

Lisboa, 29 mar 2018 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou hoje na Missa Crismal que o que há de bom “é constante criação divina” e desafiou à construção de uma sociedade na “fraternidade autêntica” onde “a vida é respeitada” e a “justiça prioritária”.

Para D. Manuel Clemente, a “vinculação” com Deus “na perfeita filiação” possibilita um “jubileu já realizado”, dando a cada um “o que lhe é devido, em termos de habitação e trabalho, de educação e saúde”.

“O Espírito restaura-nos em Cristo, na perfeita filiação e na fraternidade autêntica. É este o ano da graça e o jubileu realizado. Onde a vida é respeitada e nunca cerceada, quando nova e quando idosa, quando saudável e quando frágil. Onde a justiça é prioritária, dando realmente a cada um o que lhe é devido, em termos de habitação e trabalho, de educação e saúde”, disse o cardeal-patriarca de Lisboa na homilia da Missa Crismal.

Diante dos padres do Patriarcado de Lisboa que renovaram as suas promessas sacerdotais, D. Manuel Clemente acrescentou ainda que o vínculo a Deus possibilita um relacionamento entre as pessoas “onde quem chega seja bem acolhido e integrado”.

“Aprendamos a conviver com Deus, com os outros, com a criação inteira, reforçando cada comunidade familiar por ação da Igreja, família espiritual de todos”, sublinhou o cardeal-patriarca de Lisboa.

  1. Manuel Clemente lembrou que os cristãos não têm o “exclusivo do bem”, que “felizmente se assinala em tantas pessoas de boa vontade”.

“Não negamos, antes reconhecemos, quanto de bom há neste mundo, que é constante criação divina. A humanidade não deixa de ser imagem de Deus, mesmo quando Lhe perca ou diminua a semelhança”, afirmou.

“Desvinculados de Deus, perdemo-nos a nós e esquecemos os outros”, sublinhou D. Manuel Clemente.

O cardeal-patriarca de Lisboa presidiu à Missa Crismal na Sé Patriarcal, concelebrada pelo Núncio Apostólico, que celebrou o seu aniversário nesta quinta-feira, pelos bispos auxiliares e pelos sacerdotes da Diocese.

PR

(Notícia atualizada às 23h25)

Homilia da Missa Crismal do cardeal-patriarca de Lisboa

Missa Crismal 2018
Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top