Mensagem destaca importância da Vida Consagrada nas comunidades católica
Lisboa, 01 fev 2021 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa escreveu uma mensagem aos consagrados presentes na diocese, elogiando a sua ação em áreas como a saúde, a educação e ajuda aos mais necessitados.
No texto, enviado à Agência ECCLESIA, D. Manuel Clemente refere que “vários Institutos foram criados para cuidar dos mais frágeis ou enfermos e estão agora na frente da batalha sanitária”.
O texto deixa palavras de “companhia, estímulo e muita gratidão”, na semana que a Igreja Católica em Portugal dedica à Vida Consagrada (26 de janeiro-02 de fevereiro).
“Assim vos reconheço e sigo a vossa ação prestimosa, neste campo como no da educação e outros serviços que realizais, adaptando os modos de fazer às presentes circunstâncias”, refere D Manuel Clemente.
Em relação aos institutos contemplativos, o patriarca de Lisboa realça que estes “se mantêm espiritualmente vigilantes e oram pelos sofrimentos e anseios que a pandemia acresce”.
O cardeal português refere que a Igreja Católica “reconhece e agradece” o “indispensável contributo” dos consagrados, “concretizado nas muitas instituições, iniciativas e paróquias”.
Este ano, a Semana do Consagrado tem como tema “Consagrados: Fiéis e Felizes?”.
LFS/OC