Cardeal-patriarca escreveu mensagem para a ‘Semana das Vocações’ 2022 que tem inicio este domingo
Lisboa, 30 abr 2022 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa escreveu uma mensagem sobre a Semana de Oração pelas Vocações, que tem início nos primeiros dias de maio, onde lembra que falar de vocação é o mesmo que falar de “felicidade”.
“Afinal é de felicidade que se trata, quando rezamos pelas vocações. Felicidade da Igreja que se alegra com elas, como a messe com a semente que a faz crescer e frutificar, tal como diz uma legenda na fachada do Seminário dos Olivais. Mas felicidade também de cada um de nós, que só se encontrará verdadeiramente a si quando coincidir de consciência e vontade com aquilo para que Deus o criou”, escreve D. Manuel Clemente, numa mensagem publicado no site do Patriarcado de Lisboa.
A ‘Semana das Vocações’ 2022 vai começar este domingo, 1 de maio, e termina no IV Domingo da Páscoa (8 de maio), quando a Igreja Católica celebra o 59º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
D. Manuel Clemente pede que a semana seja vivida “com toda a convicção”, certos de que se trata de um convite para o bem de todos.
“Estamos certos de que a iniciativa é divina, como em tudo o que respeita ao nosso bem e ao bem dos outros. Melhor dizendo, ao bem dos outros através de nós, que nisso mesmo encontraremos a felicidade”, sublinha.
O cardeal-patriarca afirma ainda a importância de “cada homem ou mulher” descobrir o que Deus quer de si, de forma a corresponder inteiramente.
“Só assim se «realizará», pois tornará real e efetivo o que doutro modo ficaria por fazer, contrariando o chamamento divino que está na origem da sua própria vida. Ficaria uma vida por cumprir inteiramente”, indica.
O responsável explica que a Semana de Oração pelas Vocações será uma ocasião para fazer “coincidir o pensamento e a vontade” de cada um com “o pensamento e a vontade de Deus”.
LS