Lisboa: D. José Policarpo sublinha exigências da fé

Cardeal-patriarca destaca atitudes dos católicos face ao sofrimento e à vida

Lisboa, 25 out 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa destacou hoje as exigências que a fé implica para a vida dos católicos, em particular no que diz respeito à atitude face ao sofrimento.

“Viver da fé, encontrarmo-nos com Cristo, na fé, identificando a nossa vida com a dele, leva-nos a ansiar pela plenitude da vida, mas também a viver a nossa cruz, a realidade do sofrimento da nossa vida, participando do amor, da coragem e da esperança com que Ele abraçou a sua Cruz”, referiu D. José Policarpo, na homilia da missa a que presidiu por ocasião da solenidade litúrgica da Dedicação da Sé.

O patriarca de Lisboa frisou que essa “identificação com o crucificado” faz nascer a sabedoria, isto é, “a compreensão da vida, da sua beleza e do seu segredo”.

A celebração marcou o arranque diocesano do Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013), convocado pelo Papa no âmbito do 50.º aniversário da abertura do Concilio Vaticano II (1962-1965) e do 20.º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

“A fé é uma atitude exigente, que não nos oferece a experiência sensível das outras realidades, mas introduz na nossa vida uma realidade decisiva: a pessoa de Jesus Cristo, Filho de Deus feito Homem, que morreu por nós e venceu definitivamente a morte”, disse o cardeal-patriarca.

Para o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, é importante perceber que esse Cristo “continua a ser o crucificado ressuscitado”.

“Uma das fragilidades da fé é não vivermos esse realismo da pessoa de Jesus na nossa vida, Ele que uniu a nossa humanidade à sua para caminharmos juntos em direção à vida plena e definitiva”, alertou.

“Nessa experiência de dom e de oferta da nossa própria vida que cresce em nós, em alegria libertadora, a esperança da vida eterna, que outra coisa não é do que a vontade de, em toda a nossa vida, seguir o Senhor, agora e até ao fim”, acrescentou D. José Policarpo.

Durante a celebração foi distribuída a carta pastoral com o título ‘A Peregrinação da Fé’, dividida em 13 pontos, que vai também ficar disponível nas paróquias e na livraria do Patriarcado de Lisboa.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top