Lisboa: Colégio Universitário Pio XII iniciou ano académico com padre Tolentino de Mendonça

Lisboa, 24 out 2016 (Ecclesia) – O Colégio Universitário Pio XII deu início ao ano académico com uma conferência do padre José Tolentino de Mendonça sobre ‘A importância do espanto’.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a direção do colégio universitário informa que o conferencista constatou que se vive “numa sociedade de relances, de vista sumária, de um olhar utilitário, o que se repercute na realidade familiar e universitária”.

O padre José Tolentino de Mendonça destacou a importância de promover um “olhar longo e inocente” para além da vida pequena e que “projete para a vida grande e as virtudes grandes”.

O também consultor do Conselho Pontifício para a Cultura do Vaticano relacionou ainda a temática do espanto com “o sentido da vida”: “Uma história pessoal marcada pelo espanto é uma história com sentido.”

Ao auditório constituído, principalmente, por estudantes universitários”, o vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa assinalou a urgência de não se contentarem “apenas com os saberes” e de serem “capazes de fazer uma síntese desses mesmos saberes”, a almejar a sabedoria.

Para além da conferência do padre e poeta José Tolentino de Mendonça, a jornada no dia 22 de outubro reuniu cerca de trezentas pessoas entre estudantes, familiares e colaboradores contou com a celebração da Eucaristia “invocando o Espírito Santo” e um almoço-convívio.

O Colégio Universitário Pio XII destina-se ao acolhimento e apoio a estudantes universitários, pertence aos Missionários Claretianos e foi fundado em 1957, em Lisboa.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top