Lisboa: Centro de Reflexão Cristã elegeu novos corpos sociais

Inês Espada Vieira é a nova presidente da direção do CRC

Foto: CRC

Lisboa, 09 nov 2023 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) elegeu, esta quarta-feira, novos corpos sociais para o biénio de 2023-2025, escolhendo Inês Espada Vieira como presidente da direção.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CRC informa que, além de Inês Espada Vieira, a nova direção é constituída por Silvino Ruivo, Maisa Bastos, o padre Nélio Pita, Alex Villas Boas; da anterior direção transitam João Miguel Almeida e Helena Topa Valentim.

“Trata-se, efetivamente, de uma mudança geracional, que assinala também a capacidade de o CRC se renovar, adaptando-se aos tempos. Ao longo dos próximos dois anos, o CRC manterá os seus encontros de reflexão e debate, as Conferências de Maio, a publicação da revista ‘Reflexão Cristã’, mas proporá também novas iniciativas, que agora se começam a alinhavar”, destaca a associação civil formada por cristãos, em 1975.

A nova direção do Centro de Reflexão Cristã reiterou o seu compromisso com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco, cujas interpelações são motivo de estudo e ação.

“O mandato que agora se inicia tem como um dos objetivos fazer a ponte entre o legado de intervenção e estudo do CRC e o tempo presente e as suas exigências, também no que respeita às formas de presença cristã no espaço público”, acrescenta o CRC, no seu comunicado.

Inês Espada Vieira, até agora vice-presidente do Centro de Reflexão Cristã, é doutorada em Estudos de Cultura, com uma tese sobre a memória da guerra civil de Espanha e do franquismo, é docente da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Os sócios do CRC que integram agora a nova direção são Silvino Ruivo, licenciado em Ciências Sociais e doutorado em Sócio-Economia (Paris X), fez o curso de Teologia, é consultor de Gestão no ativo; Maisa Bastos, licenciada em Informática de Gestão, frequenta o mestrado em Administração Pública no ISCTE-IUL, foi adjunta do gabinete da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, entre 2019 e 2022; o padre Nélio Pita, da Congregação da Missão (Vicentinos) fez a licenciatura canónica em Teologia Espiritual e é mestre em Psicologia; Alex Villas Boas é investigador principal e coordenador do CITER – Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa.

O Centro de Reflexão Cristã é uma associação civil formada por cristãos, em 1975, com o objetivo de promover o “estudo da teologia para o crescimento na fé cristã, ao serviço da evangelização e da libertação do povo português”, referem os seus estatutos.

CB/OC

Os caminhos «livres e plurais» escolhidos por Inês Espada Vieira – Emissão 26-05-2022

 

Partilhar:
Scroll to Top