Publicações: Livro sobre D. Américo Aguiar vai ser apresentado nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Setúbal

Bispo de Setúbal «tornou-se numa figura-chave para compreender a Igreja portuguesa», afirma autor do livro, o jornalista João Francisco Gomes

Setúbal, 09 nov 2023 (Ecclesia) – A obra “Américo Aguiar”, sobre a vida e pensamento do novo cardeal português vai ser apresentada este sábado, em Setúbal.

A sessão acontece no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Setúbal, pelas 21h00, com a presença do bispo sadino e do autor do livro, o jornalista João Francisco Gomes, informou esta quarta-feira a Diocese de Setúbal.

Publicada pela Paulinas Editora, a obra tornou-se pública a propósito da nomeação cardinalícia de D. Américo Aguiar, que se concretizou no consistório de 30 de setembro, presidido pelo Papa no Vaticano.

Na sinopse do livro, João Francisco Gomes, do jornal online Observador, descreve que o cardeal Américo Aguiar se “tornou numa figura-chave para compreender a Igreja portuguesa”

Já no início de outubro, em entrevista ao programa ECCLESIA, transmitido na RTP2, o autor da obra referiu que o cardeal “é uma figura indispensável para compreender a Igreja Católica do Portugal Contemporâneo”.

Ao longo do livro é abordado o caminho que D. Américo Aguiar traçou até chegar à JMJ Lisboa.

“Da infância nos escuteiros à nomeação cardinalícia, passando pela vida política, pela influência na cidade do Porto e pela crise dos abusos, este livro procura ajudar a compreender quem é e o que pensa o novo cardeal português”, escreveu o jornalista.

A obra conclui com os posicionamentos do mais recente cardeal português, com “um pensamento não só teológico, mas humano”, descreveu o autor à Agência Ecclesia.

O responsável pelo livro que retrata D. Américo Aguiar já foi distinguido com prémios, nomeadamente o Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão, atribuído pela Conferência Episcopal Portuguesa, em 2017, e o Prémio Gazeta de Multimédia, em 2019.

O bispo de Setúbal nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, na Diocese do Porto.

D. Américo Aguiar foi ordenado sacerdote em 2001 e nomeado bispo a 31 de março de 2019.

Mais recentemente foi criado cardeal, pelo Papa Francisco, num consistório que decorreu na Praça de São Pedro, tendo sido a 21 de setembro nomeado bispo de Setúbal.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top