Cardeal-patriarca de Lisboa vai apresentar publicação da autoria de Mirna Montenegro
Lisboa, 03 set 2020 (Ecclesia) – O cardeal patriarca de Lisboa vai apresentar hoje o livro ‘Aprender a ser cigano hoje’, da autoria de Mirna Montenegro e com a chancela da Editorial Cáritas, às 18h00, na Feira do Livro de Lisboa.
“Esta publicação é de extrema relevância porque, indo ao encontro do que é a missão da Cáritas, a preocupação essencial da Editorial Cáritas passa pelo desenvolvimento de um Pensamento Social potenciador de transformação social, através da publicação de obras vindas das ações da rua ou de corredores universitários procurando fomentar ‘alianças’ entre o pensar e o fazer”, explica António Raposo, da Editorial Cáritas.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Cáritas Portuguesa informa que D. Manuel Clemente vai apresentar o livro ‘Aprender a ser cigano hoje – Empurrando e puxando as fronteiras’, às 18h00, no auditório sul da Feira do Livro de Lisboa, o “número máximo de lugares sentados é 48” e é “obrigatório o uso de máscara”, de acordo com o plano de contingência preparado por causa da pandemia Covid – 19.
‘Aprender a ser cigano hoje’ é a segunda obra editada de Mirna Montenegro; Doutorada em Educação, o seu trabalho com a “escolarização de crianças de etnia cigana e com a ação educativa das comunidades ciganas remonta a 1992”, foi, por exemplo, responsável pela conceção e pelo desenvolvimento do ‘Projeto Nómada’, fruto da experiência implementada pelo Projeto de Alfabetização Informal e Comunitária desenvolvido pelo CAIC – Centro de Animação Infantil e Comunitária da Bela Vista.
O lançamento da nova publicação com a chancela da Editorial Cáritas é realizado em parceria com a Obra Nacional da Pastoral dos Cigano, da Conferência Episcopal Portuguesa.
A Cáritas Portuguesa informa ainda que as publicações da Editorial Cáritas, que no “panorama livreiro em Portugal situa-se no âmbito da temática social, com especial relação com a pastoral”, podem ser encontradas nos stands A65 – A67 da 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa que termina no dia 13 de setembro, no parque Eduardo VII.
CB