Lisboa: Cáritas Diocesana diz que donativos são geridos «escrupulosamente»

Organização católica lamenta clima criado na Comunicação Social

Lisboa, 21 mar 2017 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Lisboa reagiu em comunicado às recentes notícias que colocam em causa a sua gestão financeira e afirmou que os donativos recebidos são geridos “escrupulosamente” pela organização católica.

"O que se recebe é escrupulosamente gerido no tempo para que os pobres da diocese, e esses sim, sejam os seus destinatários, no apoio imediato mas também na promoção das respetivas situações de vida, razão porque são sobretudo os serviços de proximidade a fazer a triagem e o apoio direto", assinala a nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A Cáritas Diocesana de Lisboa sublinha que “vive maioritariamente de donativos”, os quais são “criteriosamente usados no apoio direto a pessoas muito carenciadas”.

“Este apoio não se traduz apenas em dinheiro ou no que este possa comprar, nem na quantidade de produtos e equipamentos angariados e dados a quem deles precisa. A Cáritas Diocesana de Lisboa é uma entidade de segunda linha”, acrescenta a organização católica.

O comunicado sublinha a importância do atendimento direto a quem passa por necessidades, um compromisso profissional “que também tem os seus custos”.

“É também de bom senso referir que o que hoje se recebe, não sendo para responder a situações de crise imediatas, como são as calamidades naturais ou as situações provocadas pela mão humana, não se distribui nem se esgota em dois ou três dias”, pode ler-se.

A Cáritas Diocesana de Lisboa considera “abusivo e falso” o teor das informações que têm vindo a público, distanciando-se dos “escândalos” gerados nos meios de comunicação.

A “recente agitação mediática” é justificada pelo processo ligado a uma herança em favor da organização católica.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top