D. Manuel Clemente apresenta Constituição Sinodal, com prioridades para os próximos anos
Lisboa, 08 dez 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir hoje no Mosteiro dos Jerónimos à celebração conclusiva do Sínodo Diocesano, com a apresentação da Constituição Sinodal, que resulta dos trabalhos da assembleia consultiva.
D. Manuel Clemente vai ordenar cinco diáconos e um padre durante a Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, com início marcado para as 15h30.
Na celebração, o responsável “vai dar a conhecer a Constituição que resulta da Assembleia Sinodal, que se realizou entre 30 de novembro e 4 de dezembro”, assinala uma nota do Patriarcado de Lisboa, enviada à Agência ECCLESIA.
A celebração vai ter transmissão em direto na página do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt).
No último domingo, D. Manuel Clemente falou dos trabalhos desta assembleia, em conferência de imprensa, apresentando como ideias centrais a necessidade de “mais acolhimento, mais missão, mais trabalho em conjunto”.
A assembleia foi composta por 137 participantes, entre leigos, clérigos e religiosos, que o analisaram o documento de trabalho que resultou da reflexão de mais de 1000 grupos, durante três anos.
O Sínodo aconteceu no contexto dos 300 anos da qualificação patriarcal da diocese e após 376 anos (1640) da realização do último Sínodo Diocesano em Lisboa.
OC