D. Manuel Clemente convidou estudante universitários para a Jornada Mundial da Juventude 2023

Foto Colégio Universitário Pio XII

Lisboa, 26 out 2022 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa presidiu à inauguração do Ano Académico e Festa da Família do Colégio Universitário Pio XII, no dia 22 de outubro, onde destacou as Jornadas Mundiais da Juventude, nomeadamente a próxima edição em Portugal.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o Colégio Universitário Pio XII informa que D. Manuel Clemente, sobre a JMJ Lisboa 2023, destacou que Portugal é um ponto de contacto com os outros continentes e, em particular, com os Países de Língua Oficial Portuguesa.

O cardeal-patriarca explicou que a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa, vai ser uma ocasião de “desconfinamento” da sociedade em geral, e dos jovens em particular, que foram particularmente afetados pelos constrangimentos da pandemia Covid-19, em idades que supõem e requerem socialização.

Neste contexto, o responsável católico convidou os estudantes universitários a visitarem a sede da JMJ em Lisboa, na Antiga Manutenção Militar, no Beato, para conhecerem de perto a dinâmica da organização e incentivou também à participação neste encontro, seja no voluntariado, seja na própria JMJ 2023.

As edições internacionais da JMJ são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

Na sessão solene de início do ano académico do Colégio Universitário Pio XII, D. Manuel Clemente explicou a estrutura organizativa geral da Jornada Mundial da Juventude, explicando os COP (Comité Organizador Paroquial), os COD (Comité Organizador Diocesano) e o COL (Comité Organizador Local), e iniciou a sua intervenção recordando vivências dos anos em que foi estudante do Colégio Universitário Pio XII.

Foto Colégio Universitário Pio XII

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

D. Manuel Clemente que lembrou acontecimentos prévios à criação deste encontro destacou a experiência vivida pelo Papa João Paulo II, no encontro com os jovens no Parque Eduardo VII, em Lisboa, na sua visita a Portugal em 1982, na sessão Solene antes da celebração da Eucaristia e do almoço-convívio, no dia 22 de outubro.

O Colégio Universitário Pio XII, instituição fundada em 1957, destina-se ao acolhimento e apoio a estudantes universitários em Lisboa e pertence à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria; os Missionários Claretianos foram fundados por Santo António Maria Claret (1807- 1870), a memória litúrgica celebra-se a 24 de outubro.

CB

Partilhar:
Share