D. José Policarpo interveio na Jornada Diocesana da Juventude
Lisboa, 22 abr 2013 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa convidou este domingo os jovens da diocese a darem testemunho da sua fé e a evitarem transformar o cristianismo num “discurso”.
“Evangelizar é pôr-se a caminho, movido por dentro, para dar um testemunho”, disse D. José Policarpo, na Jornada Diocesana da Juventude que decorreu no Restelo, juntando cerca de um milhar de jovens.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinhou que o cristianismo “não é um discurso, não é uma teoria, é uma experiência, uma experiência que se comunica”.
“Uma das fraquezas da Igreja hoje, porventura das Igrejas do Ocidente, é transformar o Cristianismo num discurso. Nunca há tanta gente com a sua teoria para propagar”, destacou o patriarca de Lisboa, citado pela Renascença.
A jornada organizada pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa teve início no Colégio São José, Restelo, com a apresentação do tema ‘A Missão’, pelo padre jesuíta Miguel Almeida.
Sob o lema ‘Ide e fazei discípulos de todas as nações’, a jornada continuou com uma intervenção do comentador Marcelo Rebelo de Sousa, entre outros convidados, sobre o tema ‘Ser testemunha’.
À tarde, na Praça do Império, os jovens tiveram um momento de oração, antes do encontro com D. José Policarpo.
O cardeal-patriarca presidiu à celebração da missa, no Mosteiro dos Jerónimos, antes do concerto que encerrou a jornada, pelo grupo ‘Anima Christi’.
OC