Lisboa: Carácter «formador» do cardeal-patriarca em destaque

Primeira iniciativa dedicada à comemoração dos 50 anos de ordenação sacerdotal de D. José Policarpo assinalou o seu percurso como reitor do Seminário dos Olivais

Lisboa, 21 Mar (Ecclesia) – As comemorações do jubileu sacerdotal de D. José Policarpo iniciaram-se este sábado, no Seminário de Caparide, com uma conferência dedicada ao papel formador do cardeal-patriarca.

“Desde 1971 até 1997, ele foi reitor do Seminário Maior da diocese, pegou nele quando toda a gente achava que devia fechar, foi capaz de ver mais longe e perceber aquilo que poderia ser, de acordo com os novos sinais dos tempos” destacou o padre Nuno Brás, em declarações à ECCLESIA.

Numa iniciativa intitulada «O Ministério sacerdotal do Senhor Patriarca no âmbito dos seminários e formação sacerdotal», o actual reitor do Seminário Maior dos Olivais enalteceu o dinamismo que D. José Policarpo emprestou àquela instituição católica.

Especialmente em “anos difíceis, pelo contexto cultural, eclesial, e onde, mesmo dentro do Seminário, existiam algumas contestações à própria existência daquele espaço”, recordou o mesmo responsável.

Até Outubro deste ano, o patriarcado de Lisboa definiu um programa de eventos para assinalar os 50 anos de ordenação sacerdotal de D. José Policarpo, aberto a todas as comunidades.

O padre Nuno Brás considera “importante para os fiéis esta aproximação à figura do pastor”.

“Há aqui também uma pedagogia da fé a fazer, no sentido destas comunidades cultivarem mais a proximidade e conhecimento do seu bispo”, prossegue.

Para 10 de Maio, na Universidade Católica de Lisboa, está marcada a apresentação e lançamento de um novo livro sobre o pensamento de D. José Policarpo.

PTE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top