Lisboa, 28 jun 2023 (Ecclesia) – A Assembleia da República, em Lisboa, promove hoje o primeiro de três colóquios sobre a temática da liberdade religiosa, com o tema “A democracia e a liberdade religiosa”.
O primeiro colóquio, acontece após a sessão plenária, a partir das 18h00, e conta com as intervenções de José de Sousa Brito, juiz conselheiro e antigo presidente da Comissão de Reforma da Lei da Liberdade Religiosa, Maria Lúcia Amaral, Provedora de Justiça, Esther Mucznik, Membro da Comissão para a Liberdade Religiosa, e David Munir, Imã da Mesquita Central de Lisboa.
O colóquio que tem como tema “A democracia e a liberdade religiosa” vai ser moderado pelo presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, o deputado Fernando Negrão.
Até ao final do ano, terão ainda lugar mais dois colóquios sobre “A liberdade religiosa e a liberdade de expressão” e “As religiões – património da humanidade”, em datas a anunciar.
A Assembleia da República vai ter também patente uma exposição sobre a liberdade religiosa em Portugal, comissariada pelo jornalista António Marujo, em data a anunciar.
A Assembleia da República recebeu a apresentação do Relatório Internacional sobre Liberdade Religiosa no Mundo 2023, da Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), numa sessão promovida pelo secretariado português da organização, no dia 22 de junho.
LFS