Jovem é uma das 10 mil voluntárias já inscritas, dos 30 mil necessários
Lisboa, 14 mar 2023 (Ecclesia) – Raquel Hortelão, voluntária na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, disse à Agência ECCLESIA que a experiência na organização do encontro lhe faz sentir que o mesmo “já começou”.
“Eu sinto que a minha Jornada Mundial da Juventude já começou. Começou quando disse que ‘sim’, em 2021, ao COP [Comité Organizador Paroquial] e agora confirmou-se em janeiro de 2023, quando disse que ‘sim’ ao COL”, referiu.
O voluntariado é uma dimensão central na realização de cada edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como acontece no encontro de Lisboa, de 1 a 6 de agosto.
A entrevistada oferece o seu tempo na paróquia a que pertence e no COL – Comité Organizador Local, onde desempenha funções na “gestão de candidaturas” de outros voluntários.
Para Raquel Hortelão, o convite surgiu em 2021, através de uma amiga, assumindo o desejo de ser “protagonista neste grande encontro com Cristo”, que vai acontecer dentro de menos de cinco meses.
“Tive este desafio e disse que sim, para que possamos preparar a equipa que vai estar, na semana da Jornada, a organizar todos os eventos”, precisa.
A voluntária prepara-se para participar, pela primeira vez, numa edição internacional da JMJ, mas traz consigo os testemunhos e partilhas de amigos que estiveram em encontros anteriores e lhe falaram da “transformação” que sentiram.
Quando soube, de facto, que Portugal ia receber a JMJ, decidi: ‘agora é o meu momento, o momento de ser protagonista e dizer que sim’. O meu encontro com Cristo já começou”.
Para ser voluntário do COL, na JMJ 2023, é necessário ter mais de 18 anos, à data de 23 de julho, e ter disponibilidade total para acompanhar a Jornada entre 23 de julho e 7 de agosto, em Lisboa.
“Neste momento temos 10 mil voluntários e precisamos de 30 mil. Precisamos mesmo que as pessoas digam: ‘agora é o momento de responder que sim’”, indicou Raquel Hortelão, que conclui a Licenciatura em dezembro.
A organização da JMJ já registou a inscrição de voluntários de 187 países, “uma grande família” unida pelo “encontro com Cristo”.
No último mês de dezembro, a Fundação JMJ Lisboa 2023 lançou a campanha ‘A Jornada Mundial da Juventude precisa de ti’, para angariação de voluntários.
As candidaturas podem ser efetuadas online.
Os voluntários centrais são aqueles que colaboram nas tarefas e atividades relacionadas com os eventos centrais da Jornada: os encontros com o Papa, o Festival da Juventude, os eventos de abertura, a Cidade da Alegria ou os pontos de informação na cidade, entre outros.
Os voluntários paroquiais ajudam nos eventos e necessidades que vão existir nas paróquias que acolhem a JMJ Lisboa 2023, após uma formação específica e a formação de equipas, com os respetivos chefes.
“Há três Dioceses de Acolhimento (onde ficarão alojados peregrinos): Lisboa, Santarém e Setúbal. Nessas dioceses, as paróquias terão uma equipa de voluntários paroquiais que colaboram na organização dos alojamentos, no atendimento de peregrinos, na organização de celebrações e eventos”, precisa a organização.
A nível paroquial, os voluntários devem ter mais de 15 anos à data de 23 de julho, sendo necessária disponibilidade de 23 de julho e 7 de agosto, para acompanhar “eventos paroquiais, o acolhimento dos peregrinos, a distribuição dos kits e de alimentação”.
HM/OC
A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.
A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo passado pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). A próxima edição internacional vai decorrer na capital portuguesa de 1 a 6 de agosto de 2023, após ter sido adiada um ano, por causa da pandemia de Covid-19. |
Lisboa 2023: Campanha «A Jornada Mundial da Juventude precisa de ti» desafia ao voluntariado na JMJ