Lisboa 2023: Parque Tejo «desperta» à espera do Papa

Francisco percorre setores do Campo da Graça, com mais de um milhão de pessoas, em papamóvel

Foto: JMJ Lisboa 2023

Lisboa,06 ago 2023 (Ecclesia) – Os peregrinos reunidos no Parque Tejo, para a Missa final da JMJ Lisboa 2023, vão receber o Papa, depois de terem pernoitado no local.

Francisco vai percorrer os vários setores do Campo da Graça, que acolhe mais de um milhão de pessoas, anuncia a organização, desde o altar-palco especialmente preparado para esta Jornada.

A Missa de hoje conta com a presença, em lugar de destaque, da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições, que deixa a Cova da Iria pela primeira vez em quase uma década.

O altar conta com peças desenhadas pelo arquiteto André Mendes – o mesmo que projetou o palco principal da Jornada Mundial da Juventude – especificamente para este evento.

Já a toalha de altar foi elaborada pelas rendilheiras da Escola Municipal de Renda de Bilros de

Depois de três dias de celebrações no Parque Eduardo VII, além de iniciativas religiosas e culturais em dezenas de espaços públicos, os peregrinos da JMJ seguiram este sábado para o Parque Tejo, entre os municípios de Lisboa e Loures, onde decorreu a Vigília presidida por Francisco.

Após pernoitarem no local, os peregrinos participam na Missa de Envio, presidida pelo Papa; antes de regressar ao Vaticano, Francisco encontra-se com os voluntários da JMJ.

O padre Guilherme Peixoto, sacerdote e DJ, foi o responsável por “acordar” os peregrinos, ao som de música eletrónica.

Foto: JMJ Lisboa 2023/Arlindo Homem

Lisboa recebeu desde terça-feira a primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em território português, com a presença de centenas de milhares de participantes dos cinco continentes.

Portugal é o 13.º país a acolher este encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, sob a presidência do Papa.

Até hoje houve 15 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016), Panamá (2019) e Lisboa (2023).

OC

JMJ 2023: Encontro mundial quer mostrar o «melhor» de Portugal

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top