Lisboa 2023: Jovens espanhóis dizem «presente», com milhares de peregrinos no Estoril (c/vídeo)

Presidente da Conferência Episcopal pediu «apóstolos» para o século XXI

Foto: JMJ Lisboa 2023

Lisboa, 31 jul 2023 (Ecclesia) – Os jardins do Casino Estoril acolheram esta tarde a Missa do “encontro dos espanhóis”, que reuniu dezenas de milhares de peregrinos do país vizinho, na véspera do arranque da JMJ Lisboa 2023.

A celebração, antecedida por momentos musicais e de testemunho, foi presidida pelo arcebispo de Barcelona, o cardeal Juan Jose Omella, que desafiou os participantes a ser “apóstolos do século XXI”.

Com o presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) estavam outros 64 bispos do país e mais de 900 padres que acompanharam o encontro de mais de 36 mil jovens, esta segunda-feira.

Na sua homilia, o cardeal Omella falou do lema “muito bonito e significativo” da JMJ 2023, ‘Maria levantou-se a partiu apressadamente”, uma passagem do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) relativa à visita da Virgem Maria à sua prima, Santa Isabel, mãe de São João Batista.

“Foi isso que vocês fizeram, levantaram-se e partiram apressadamente. A pergunta é: o que procuram? Que esperam destes dias?”, referiu.

O arcebispo de Barcelona apelou ao encontro com Deus, nestes dias, porque sem esse “desejo profundo” falta sinceridade à fé.

“Esta JMJ 2023 é um momento de graça. Abre o teu coração de par em par ao Senhor e deixa-te preencher pela sua graça e o seu amor”, pediu a cada um dos peregrinos.

Após a Missa, tem início o festival ‘Caminhos de Juventude’, no qual participam artistas espanhóis.

Cerca de 28 mil peregrinos do país vizinho são esperados para a Vigília e a Missa conclusiva, no Parque Tejo (05-06 de agosto), somando-se aos mais de 47 mil peregrinos que vão marcar presença em toda a JMJ, de 1 a 6 de agosto.

Nove paróquias do território do Município de Cascais vão acolher 32 mil jovens de 56 dioceses espanholas, em mil casas de famílias e 150 espaços públicos.

CEE vai oferecer dois pontos de informação, um no Centro de Congressos do Estoril e outro no Hotel Júpiter, em Lisboa.

OC

Partilhar:
Scroll to Top