Lisboa 2023: Jovens da Cáritas partilham na JMJ compromisso ecológico e de justiça social

Rede internacional apresenta iniciativas para encontro na capital portuguesa

Lisboa, 18 jul 2023 (Ecclesia) – A rede internacional da Cáritas vai marcar presença na JMJ Lisboa 2023, de 1 a 6 de agosto, com representantes das sete regiões que integram a ‘Caritas Internationalis’.

“A resposta a emergências, serviços sociais, comunicação e tecnologia, mas também o envolvimento em projetos relacionados com mudança de comportamentos e alerta público para a causa dos mais vulneráveis e do cuidado da Casa Comum, são alguns dos espaços de participação dos jovens nos 162 países onde a Cáritas tem atividade, numa rede constituída por milhares de dioceses e inúmeras paróquias em todo o mundo”, indica uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA pela organização católica.

Pela primeira vez, a Cáritas está incluída no programa oficial da Jornada Mundial da Juventude e a sua participação vai “ao encontro do esforço pelo envolvimento dos jovens em espaços relevantes da sua atividade no mundo, incluindo nos principais espaços de tomada de decisões”.

“Os jovens são fundamentais para a nossa missão porque são poderosos agentes de mudança. São as mãos e os pés da Cáritas no mundo,” sublinha Rebecca Rathbone, responsável pela promoção da liderança juvenil da ‘Caritas Internationalis’.

A delegação participa, ainda, nos chamados ‘Dias nas Dioceses’, de 26 a 30 de julho em Leiria.

A Cáritas Portuguesa vai apresentar exemplos da participação juvenil em diversos projetos nacionais e diocesanos, como a “Cáritas na Escola”, que tem levado “o desafio do voluntariado não apenas aos estudantes, mas a toda a comunidade educativa”.

Em Lisboa, a Cáritas vai propor “diferentes atividades dirigidas a todos os peregrinos que participam na JMJ 2023 e um encontro para colaboradores e jovens voluntários como forma de celebrar as importantes contribuições dos jovens para o avanço da missão da Cáritas no mundo”.

A organização vai ter um dos 128 stands na Feira Vocacional da JMJ23, situada na Cidade da Alegria (Jardins de Belém), de 1 a 4 de agosto, e promove um encontro com os diferentes dirigentes da Cáritas, entre eles o recém-eleito secretário-geral da ‘Caritas Internationalis’, Alistair Dutton.

A presença inclui ainda um “desafio da Ecologia Integral”, na Fundação EDP, entre as 15h00 e as 17h30 do dia 2 de agosto.

“Os peregrinos são desafiados a completar uma caça ao tesouro que lhes dará a conhecer o trabalho da Cáritas no âmbito da defesa da Casa Comum e promoção da Ecologia Integral”, indica a nota de imprensa.

Ainda na Fundação EDP, a 3 de agosto, decorre o “encontro da família Cáritas”, pelas 13h00.

OC

Partilhar:
Scroll to Top