Lisboa, 27 set 2021 (Ecclesia) – A Companhia de Jesus (Jesuítas) divulgou hoje a imagem e o lema do MAGIS 2023, encontro que vai juntar “milhares de jovens em Portugal” antes da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa.

‘Criar um futuro cheio de esperança’ (creating a hope-filled future) é o tema do MAGIS 2023, inspirado na terceira Preferência Apostólica Universal – as orientações apostólicas da Companhia de Jesus para o decénio 2019-2029; “acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança”.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os Jesuítas em Portugal informam que a data do MAGIS 2023 vai ser anunciada quando for conhecido o dia de início da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, a 4 de outubro.

A imagem do encontro mundial da Juventude inaciana reflete a bandeira portuguesa com as suas quinas, que representam Portugal e “remetem para as chagas de Cristo”.

A cor azul evoca o mar português e coloca o MAGIS e os seus peregrinos sob “o manto de Nossa Senhora, Rainha de Portugal e Mãe da Companhia de Jesus”; as ondas dos ‘A’ remetem para o “imaginário português e jesuíta da abertura a novos mares e horizontes, de diálogo entre culturas e tradições”.

O MAGIS 2023 vai envolver “milhares de jovens” ligados aos Jesuítas, entre os 18 e os 30 anos, nos 10 dias anteriores à Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, e vai ser dinamizado pela Província Portuguesa da Companhia de Jesus, procurando proporcionar várias experiências, que “ajudarão a refletir, partilhar e celebrar em conjunto a preparação para a JMJ 2023”.

“São experiências que põem os jovens em contacto com o sonho de Deus para a humanidade e que pretendem despertar neles aspirações e determinação, movidos e suportados pelo Espírito de Jesus, para alcançar vidas de serviço comprometidas em criar um futuro cheio de esperança”, explicam os Jesuítas.

Esta iniciativa mundial aconteceu pela primeira vez em 1997, na França; adquiriu a sua forma atual antes da JMJ de Madrid (Espanha), em 2011.

CB/OC

Partilhar:
Share