Donativos recolhidos ajudam a reduzir a pegada carbónica do evento

Lisboa, 19 out 2022 (Ecclesia) – A segunda edição da ‘World Youth Day Global Race’, uma corrida virtual e presencial ligada à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, vai decorrer entre quinta-feira e domingo, ajudando a reduzir a pegada carbónica do evento.

“A JMJ quis acolher a proposta do Papa Francisco na ‘Laudato Si’ sobre a sustentabilidade”, pelo que o montante angariado na corrida solidária “vai servir para plantar árvores”, adiantou Afonso Virtuoso, responsável do ‘Caminho 23/JMJ Lisboa 2023’.

“O objetivo é apresentar a Igreja e a Jornada, e mostrar à sociedade que a JMJ2023 é uma proposta para todos”, disse à Agência ECCLESIA

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, em parceria com o Move Sports e o patrocínio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, promove esta corrida virtual que decorre à escala mundial.

Em 2022, a iniciativa tem uma “nova componente que é presencial”; durante os próximos dias há a possibilidade de promover, a nível diocesano, “corridas presenciais onde as pessoas das comunidades correm juntas”, frisou Afonso Virtuoso.

A corrida é “mais uma oportunidade” e “mais uma forma de fazer caminho para a JMJ2023”, referiu o entrevistado de hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).

“De forma inovadora, a corrida desafia os participantes em todo o mundo a competir entre si, através da inscrição na plataforma ou na aplicação da WYD Global Race”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela organização.

Através da doação simbólica de quatro euros, a World Youth Day Global Race irá contribuir para reduzir a pegada carbónica da JMJ Lisboa 2023, através da plantação de árvores e da reflorestação de zonas que serão cedidas pelo Arouca Geopark – parceira desta edição – e geridas pela GTI – Global Tree Initiative, uma plataforma que permite registar a plantação de árvores e selecionar a causa a apoiar.

A ‘WYD Global Race’ termina no domingo, com várias corridas organizadas nos vários Comités Organizadores Diocesanos (COD) de Portugal, ajudando a mobilizar para esta iniciativa aqueles que preferem cumprir o desafio com outros participantes.

Com recurso à aplicação da corrida, desenvolvida pela Move sports, cada atleta consegue participar na corrida em qualquer lugar e a qualquer hora, através de um sistema de georreferenciação que permitirá registar o tempo e distância percorrida, bem como um pódio virtual onde se poderá ver a classificação final.

Os participantes podem escolher a distância que pretendem percorrer – 2, 5 ou 10 quilómetros – procurando promover a JMJ Lisboa 2023 e mobilizar a população para a adoção de comportamentos saudáveis e boas práticas ambientais.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por João Paulo II, em 1985, e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A próxima edição internacional vai decorrer na capital portuguesa de 1 a 6 de agosto de 2023, após ter sido adiada um ano por causa da pandemia de Covid-19.

HM/LFS/OC

Partilhar:
Share