Lisboa: 150 alunos estudam o «Acontecimento Fátima»

Curso resulta de uma parceria entre o Santuário de Fátima e a Universidade Católica Portuguesa

Lisboa, 30 jan 2017 (Ecclesia) – 150 alunos estão a frequentar em Lisboa um curso interdisciplinar sobre Fátima, promovido pelo Santuário e pela Universidade Católica Portuguesa, com diversas motivações neste ano do centenário das aparições.

“Não é um curso vocacionado para uma abordagem religiosa, mas vocacionado para pessoas que, independentemente de acreditarem ou não no fenómeno de Fátima, entendem que ele deve ser estudado com as ferramentas que a atualidade já nos oferece para entendermos aquilo que ali aconteceu há cem anos” afirmou o coordenador do curso, Marco Daniel Duarte.

Entre os participantes, é possível identificar pessoas ligadas às ciências sociais e humanas, psicólogos, advogados ou jornalistas, mas também alunos que provêm das ciências como a medicina.

Marco Daniel Duarte adianta que o curso foi pensado para “desfazer alguns mitos acerca do fenómeno de Fátima, que nos foi passado de geração em geração segundo o olhar que era específico daquela década”.

Para o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, uma das finalidades destas sessões é “tentar esboroar esses mitos para entender o que é efetivamente este acontecimento”.

O curso ‘O Acontecimento Fátima’ começou pelo enquadramento histórico de 1917, ano em que ocorrem as aparições, a análise da forma como se vivia a religião católica em Portugal e no mundo, e o contexto político, económico e social daquela época.

Maria José Almeida, guia-intérprete regional de Lisboa e Vale do Tejo, não esconde a motivação pessoal que a liga ao tema, mas foi a questão profissional que a despertou para a frequência destas aulas.

“Acompanho vários grupos de peregrinos que me colocam algumas questões e nem sempre me sinto à vontade para as explicar. Sei que, como guia interprete, o meu trabalho tem de guardar alguma distância do fenómeno propriamente dito. Mas nesta matéria, tudo o que for acréscimo de informação e de formação pessoal, é sempre bem-vindo”, refere à Agência ECCLESIA.

Formado em Direito, e após uma vida mais próxima da gestão e dos recursos humanos do que das leis, Rui Madeira está também inscrito neste curso: “Fátima é um sítio muito especial para mim, independentemente de crenças, ideologias…  há ali algo, e fiquei muito interessado em saber e ouvir a opinião das pessoas”.

Jornalista da TVI, Maria José Garrido viu neste curso a oportunidade de aumentar os seus conhecimentos acerca de um fenómeno que sempre a surpreendeu.

“Não tanto para saber se é verdade ou não, porque cada um de nós tem as suas próprias convicções, mas para tentar obter mais informações sobre o que é que aconteceu em Fátima. O que fez dela um fenómeno que perdura até hoje”, explica.

Rui Madeira, que frequenta este curso, diz que a Universidade Católica tem feito um esforço notável ao propor diversas formas de aprofundar a cultura cristã, mas que ainda são poucos os que procuram estes cursos.

“Faz-me muita impressão o silêncio das paróquias que não fazem uma palavra de publicidade ao que se passa aqui”, lamenta.

‘O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar’ decorre até 27 de fevereiro, em sete sessões presenciais, sempre às terças-feiras em horário pós-laboral, entre as 18h15-21h00.

SN/HM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top