Lisboa: 12º Dia do Voluntariado Missionário

Iniciativa organizada pela Fundação Fé e Cooperação apela a um maior compromisso pelo bem comum

Lisboa, 15 out 2011 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC), organização não-governamental de apoio ao desenvolvimento, promove, hoje, em Lisboa, o 12º Dia do Voluntário Missionário.

“Voluntários antigos, recém-chegados e futuros, assistentes espirituais, responsáveis dos grupos e todos os interessados são convidados a participar neste dia de encontro, partilha, convívio e reflexão”, pode ler-se num comunicado da FEC, enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A iniciativa, com o tema “Voluntariado: compromete-te com o mundo pelo qual todos somos responsáveis”, está marcada para o Parque das Nações e conta com o apoio do Projeto SABI – Navegare o GASTagus.

Segundo a organização, “de manhã será feita uma reflexão sobre o compromisso do voluntariado”, através de diversos testemunhos, “e à tarde os participantes irão desvendar os desafios do voluntariado em cada etapa de uma gincana nos jardins do Parque das Nações”.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até ao dia 07 de outubro, através do número de telemóvel 936 665 042 ou do e-mail sofia.lopes@fecongd.org, indicando o nome e a entidade a que eventualmente pertençam.

Atualmente, mais de 1130 jovens e adultos estão a participar em projetos de voluntariado missionário em Portugal (846) ou em países em vias de desenvolvimento como Angola, Colômbia e Timor-Leste.

Entre outras atividades, repartem o seu tempo no apoio à educação, à animação sociocultural, à construção de infraestruturas, à sustentabilidade alimentar e económica e à coesão social das comunidades mais desfavorecidas.

A FEC foi instituída em 1990 pela Conferência Episcopal Portuguesa e os Institutos Religiosos de Portugal, no âmbito dos 500 anos da evangelização das Igrejas lusófonas.

Tem como principal missão “lutar contra a pobreza e alcançar objetivos de desenvolvimento humano e sustentável, através de projetos que potenciam recursos humanos, materiais e financeiros”.

Por intermédio da formação e envio de voluntários missionários, procura “responder a necessidades apresentadas localmente, num trabalho conjunto com entidades e comunidades”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top