Leiria-Fátima: Solenidade do Corpo de Deus sem procissão na cidade

D. António Marto convida diocese a assinalar celebração com Missa, adoração eucarística e igrejas abertas

Leiria, 24 mai 2021 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima publicou uma nota sobre a celebração do Corpo de Deus, a 3 de junho, informando que a solenidade litúrgica vai decorrer sem a tradicional procissão na cidade, por causa da pandemia de Covid-19.

“Este ano, devido à pandemia, não podemos fazer a celebração diocesana como é habitual, com a Missa e a procissão eucarística na cidade de Leiria. Mas nem por isso deixaremos de celebrar e viver a solenidade com a devida fé e devoção para com o Senhor”, escreve D. António Marto, na comunicação enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A nota pastoral pede aos sacerdotes e responsáveis de comunidades que se empenham para “proporcionar aos fiéis” vários meios litúrgicos e espirituais para a vivência do Dia do Corpo de Deus.

Neste sentido, o cardeal português apresenta três sugestões, para serem concretizadas “conforme as possibilidades locais”: a Eucaristia, especialmente nas igrejas paroquiais e no Santuário de Fátima; a adoração eucarística; e manter as igrejas abertas, incentivando a visita e adoração pessoal ao Santíssimo Sacramento.

O bispo de Leiria-Fátima sugere ainda que seja incluída a “iniciação oportuna e experiência da adoração eucarística” na preparação para a Primeira Comunhão das crianças, da Profissão de Fé e do Crisma.

Na nota pastoral ‘Celebração da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo’, D. António Marto sublinha  que, no triénio pastoral dedicado à Eucaristia que a diocese está a viver, a celebração desta solenidade, a festa do Corpo de Deus, “tem um particular significado”.

O Corpo de Deus, feriado nacional em Portugal, é uma celebração com raízes medievais; desde o século XII, muitas localidades assinalam uma solenidade que evoca o “triunfo do amor de Cristo pelo Santíssimo Sacramento da Eucaristia”.

Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60.° dia após a Páscoa, uma quinta-feira, ligando-se assim à Última Ceia, de Quinta-feira Santa.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top