Leiria, 27 Jan 2022 (Ecclesia) – A Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), da Diocese Leiria-Fátima, inicia hoje uma disciplina sobre ecologia que tem a designação ‘Cuidar da Terra, cuidar dos outros’.
“Pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica «Laudati Si»”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A disciplina vai ser lecionada por elementos da «Rede Cuidar da Casa Comum», que congrega instituições, organizações, obras, movimentos da Igreja Católica e de outras Igrejas Cristãs, bem como pessoas a título individual que se propõem a contribuir para o aprofundamento e difusão dos temas relacionados com a ecologia integral.
A disciplina «Cuidar da Terra, cuidar dos outros» vai ter oito sessões e durante a primeira parte é feita uma abordagem de um ponto de vista “mais teológico da encíclica e das questões que esta levanta” e na segunda hora, “numa reflexão mais pastoral”, pretende-se pôr em prática através daquilo a que a organização chama de “focos de conversão ecológica”, lê-se.
De acordo com a «Rede Cuidar da Casa Comum» os “focos” são pequenos grupos, entre 5 e 10 pessoas, constituídos para fomentar uma conversão ecológica no seio da respetiva comunidade.
Os dias previstos para a lecionação são os seguintes: 8 e 22 de fevereiro; 8 e 22 de março; 5 e 19 de abril; 3 e 17 de maio. Podem ser obtidas mais informações junto do Centro de Cultura e Formação Cristã pelo endereço eletrónico cfcleiria@gmail.com ou pelos contactos 244103816 ou 918022575.
LFS