Leiria, 07 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima promove hoje a sua peregrinação ao Santuário de Fátima com o tema «Ao encontro de Cristo com Maria e Francisco Marto».

O tema deste ano relembra “a celebração do centenário da morte de S. Francisco Marto”, como referiu o bispo D. António Marto na sua mensagem para a Quaresma, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Por estar previsto na programação do biénio pastoral dedicado aos jovens, estes, para além do programa próprio organizado pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil, vão ter “momentos próprios, nomeadamente no final da celebração da Eucaristia, em que alguns jovens entregarão as suas cartas ao bispo diocesano, em resposta à que ele lhes deu no final de cada um dos encontros vicariais”, lê-se

Todos os diocesanos “são convidados a fazerem-se peregrinos e a levarem as faixas com as cores da vigararia a que pertencem e as paróquias são incentivadas a promoverem a viagem em autocarro, pelas suas várias vantagens e poupança, que ajudam o espírito da peregrinação”.

No Santuário de Fátima os peregrinos vão encontrar ainda as celebrações do centenário da morte do pastorinho São Francisco Marto, que foi canonizado, juntamente com a sua irmã, Santa Jacinta, a 13 de maio de 2017, pelo Papa Francisco, numa cerimónia que decorreu no Santuário de Fátima.

O santo português nasceu em 11 de junho de 1908 e foi batizado no dia 20 desse mês, na igreja paroquial de Fátima; em 1916, na primavera, no verão e no outono, Francisco Marto, a sua irmã Jacinta e a sua prima Lúcia veem o Anjo da Paz; entre maio e outubro de 1917, em cada dia 13 (em agosto, no dia 19) foram visitados pela Virgem Maria, na Cova da Iria.

Em outubro de 1918, Francisco Marto adoece, vítima da epidemia broncopneumónica; no dia 2 de abril de 1919 confessa-se e no dia 3 de abril recebe o viático; no dia seguinte, em 4 de abril, pelas 22h00, morre serenamente em sua casa, rodeado pelos seus familiares.

Em 13 de março de 1952, os seus restos mortais foram trasladados para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima.

LFS

Partilhar:
Share