Leiria-Fátima: Diocese celebra o padroeiro Santo Agostinho

D. António Marto preside à Eucaristia, às 21h00, na igreja do Convento de Santo Agostinho

Leiria, 28 ago 2017 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima vai presidir hoje às cerimónias religiosas em honra de Santo Agostinho, padroeiro da Igreja Católica local desde a restauração da diocese, em 1918.

De acordo com o jornal diocesano ‘Presente’, D. António Marto vai celebrar missa pelas 21h00, na igreja do Convento de Santo Agostinho, em Leiria.

“São convidados a participar nesta celebração todas as pessoas que desejem honrar este Santo Padroeiro da Diocese de Leiria-Fátima e, de modo especial, quantos estão mais empenhados na vida desta Igreja local: sacerdotes, religiosos e religiosas e os leigos que colaboram na ação apostólica”, refere a mesma fonte.

Santo Agostinho (354 – 430), nascido na Argélia, que se notabilizou como um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo, é um dos dois padroeiros da Diocese de Leiria-Fátima, a par de Nossa Senhora de Fátima.

“Esta escolha” terá residido, de acordo com o jornal ‘Presente’, “no facto de Leiria ter sido, do século XII ao ano de 1545, uma vigararia do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, da Ordem de Santo Agostinho”.

“Correspondendo ao pedido do bispo da Diocese, motivado pelo significado das aparições de Fátima, o Papa João XXIII, em documento de 13 de dezembro de 1962, deu à Igreja diocesana de Leiria dois padroeiros principais: manteve o anterior, Santo Agostinho, e acrescentou Nossa Senhora de Fátima”, pode ler-se.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top