Leiria-Fátima: Bispo convoca fiéis para assembleia em Dia da Igreja Diocesana

D. António Marto preside a encontro de início de ano dedicado ao centenário da diocese

Leiria, 20 set 2017 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima convocou os fiéis para uma assembleia diocesana onde vão fazer a abertura solene do novo ano pastoral, apresentar o tema geral e o programa, a partir das 15h00, de 8 de outubro, na catedral.

“Um evento como este testemunha a nossa união no amor de Cristo, exprime e reforça a comum pertença à mesma e grande família espiritual diocesana”, escreveu D. António Marto sobre a assembleia diocesana de Leiria-Fátima.

O encontro vai ser uma oportunidade para viverem o Dia da Igreja Diocesana com a abertura solene do novo ano pastoral 2017-2018, e apresentar o tema geral e o programa anual.

“Promove a comunhão eclesial e imprime nos nossos corações maior sentido de corresponsabilidade na missão comum da Igreja”, acrescenta ainda o bispo diocesano sobre o dia 8 de outubro.

O programa começa às 15h00 com acolhimento, oração, e a intervenção ‘Leiria-Fátima: sempre antiga e sempre nova – percurso evocativo da história da Diocese’, por Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima.

O novo ano pastoral tem como ‘Leiria-Fátima em festa: centenário da restauração da Diocese (1918-2018)’ e, explica D. António Marto, vão fazer “memória jubilosa e agradecida do percurso feito e das maravilhas de Deus”.

“Procuraremos fortalecer o sentido de pertença e a comunhão eclesial e receber a graça de um novo impulso e ardor para a missão de testemunhar e anunciar a todos o Evangelho da alegria e da paz”, desenvolve sobre um ano que convida à “alegria de ser Igreja em Missão”, como escreveu na sua carta pastoral, que vai ser apresentada às 15h45.

Às 16h45 há uma celebração litúrgica evocativa da Igreja local e o bispo diocesano realça que o “programa não inclui a celebração da Missa”, uma vez que “todos têm a possibilidade de participar nas suas comunidades”, e recomenda a participação para “melhor empenho na preparação”.

D. António Marto informa ainda que vai haver um espaço e atividades de ocupação de crianças para que “os pais possam participar tranquilos no programa”.

“Reservai, pois, na vossa agenda a disponibilidade para participar, não marcando qualquer outra atividade, informai e motivai os vossos colaboradores para vos acompanharem”, lê-se ainda na carta dirigida aos párocos e que foi partilhada no sítio online da Diocese Leiria-Fátima.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR