Leiria-Fátima: Bispo convida diocese a rezar o «Rosário, Oração dos Simples»

Terço «não se reduz a um “amuleto” ou “objeto mágico” de pôr ao pescoço”» – D. António Marto

Leiria, 30 abr 2020 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Leiria-Fátima escreveu a carta ‘O Rosário, Oração dos Simples’ para todos os diocesanos, na qual convida à oração do terço, sem esquecer as crianças, integrando “a própria vida e a do mundo”.

“O isolamento social neste tempo ajuda a valorizar a oração, a sentir-se mais unidos espiritualmente em família e mais fortes para superar a provação atual”, explica D. António Marto.

Na carta enviada hoje à Agência ECCLESIA, o cardeal português pede que durante a recitação do rosário, “com o olhar e o coração de Maria”, e meditando os mistérios gozosos, dolorosos, luminosos e gloriosos de Cristo integrem “a própria vida e a do mundo, tecida de alegrias e de dores, de sombras e de luz, de perturbação e de esperança”.

D. António Marto lembra que o próximo domingo, o “primeiro domingo de maio”, é dia da mãe, e pede que confiem “à ternura e intercessão da Mãe de Jesus todas as mães.

“Em especial, as mães que sofrem por causa de doenças, morte, ingratidão ou até violência dos seus filhos. A Mãe do Céu lhes seja de conforto e ajuda”, desenvolveu.

Na carta ‘Rosário, Oração dos Simples’, o bispo diocesano explica que o rosário “não se reduz” a um “amuleto” ou “’objeto mágico’ de pôr ao pescoço” mas é “um exercício de abandono dos afãs nos corações de Jesus e de sua mãe” e pode fazer-se “em qualquer lugar ou hora do dia, de modo individual, em grupo, família ou comunidade, com a maior simplicidade”.

“Mesmo se nos distraímos, podemos oferecer essas distrações a Nossa Senhora”, acrescenta

O cardeal D. António Marto salienta que os pastorinhos de Fátima “levaram a sério o pedido de Nossa Senhora” – “Rezem o terço todos os dias para alcançar a paz para o mundo e o fim da guerra” – e incentiva que as todas as crianças da Diocese de Leiria-Fátima sejam envolvidas nesta oração e pede aos adultos que ensinem “de modo pedagógico, prático, gradual e progressivo, de acordo com a sua idade”.

“As crianças mais pequeninas podem rezar somente três ave-marias, as maiores dez e os adolescentes todo o rosário, quer dizer, os cinco mistérios”, sugere, explicando que para “captar a atenção, é bom” fazer a oração diante do “cantinho preparado para o efeito”, com uma “imagem de Nossa Senhora, uma vela acesa e porventura flores”.

O bispo diocesano lembra que o Papa Francisco também escreveu uma carta aos fiéis para o mês de maio, onde convida a “redescobrir a beleza da oração do Terço em casa, e explica que “o isolamento social neste tempo ajuda a valorizar a oração, a sentir-se mais unidos espiritualmente em família e mais fortes para superar a provação atual”.

(citação) “Correspondamos, então, generosamente, ao pedido do Papa Francisco invocando a proteção maternal da Virgem Maria, Mãe espiritual da humanidade, e a intercessão dos santos Francisco e Jacinta Marto, para que nos ajudem a libertar desta pandemia e das suas terríveis consequências económicas e sociais” – D. António Marto

O Serviço Diocesano da Catequese de Leiria-Fátima está a divulgar online uma proposta de oração do terço adaptada a crianças e adolescentes para cada dia do mês de maio.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top