Leiria-Fátima: Bispo anuncia abertura de duas Portas Santas no Jubileu da Misericórdia

D. António Marto explica que o ano santo extraordinário convida a ajudar que mais precisa

Leiria, 27 nov 2015 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima publicou uma nota pastoral sobre a abertura e vivência do próximo Jubileu da Misericórdia, para o qual a diocese vai abrir duas Portas Santas, convidando os fiéis a peregrinar e ajudar os necessitados.

“Não basta entrar no lugar sagrado e deixar-se tocar pela graça divina. É preciso também que a saída leve à prática das obras de misericórdia na vida de cada dia, ajudando os irmãos em necessidade material, social ou espiritual”, desenvolve D. António Marto, no texto enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O prelado anuncia que a abertura das Portas Santas do Ano da Misericórdia vai decorrer a 8 de dezembro, na Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, às 10h00, na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.

Depois, vai realizar-se a “mesma celebração de abertura” na Sé de Leiria, no terceiro Domingo de Advento, 13 de dezembro, a partir das 16h00.

“Convido os fiéis católicos da Diocese a participarem nesta importante celebração de início do Ano Jubilar”, assinala.

D. António Marto destaca que a Porta Santa tem um “rico e belo significado simbólico e espiritual” e para ajudar a atravessá-la e “viver a graça espiritual da conversão de vida” a diocese vai disponibilizar um guião, com “atitudes, Palavra de Deus, atos e orações”.

“A peregrinação da misericórdia há de significar uma mudança interior provocada pela graça de Deus e a adoção de atitudes e estilo de vida segundo o Evangelho”, observa ainda.

Neste contexto, o bispo de Leiria-Fátima convida “cada fiel” a pôr no seu programa um dia para fazer a sua peregrinação à Sé ou ao Santuário Mariano da Cova da Iria, que pode ser feita em “família, em grupo ou movimento, por paróquia ou vigararia”.

D. António Marto conclui a Nota Pastoral ‘Misericordiosos como o Pai’ propondo alguns subsídios para “melhor viver este Ano” e alguns vão oferecer, como o Evangelho de São Lucas, o “Evangelho da misericórdia”, em livro, com alguns salmos.

“Será distribuído gratuitamente na abertura da porta santa e na peregrinação diocesana a Fátima, no 5.º domingo da Quaresma (13 de março 2016)”, explicou o prelado.

A Diocese de Leiria-Fátima está também a preparar o guião para o “retiro popular”, em grupo ou em família, durante a Quaresma, que vai ajudar “a aprofundar e interiorizar o tema da misericórdia”.

A diocese é também incentiva a organizar a proposta “24 horas para o Senhor”, “como oferta de portas abertas”, e onde não puder ser um dia e noite, “faça-se o tempo possível” mas que seja dado o “conveniente anúncio e assinale-se no exterior para despertar interesse a entrar” na igreja.

D. António Marto pede ainda que o sacramento da reconciliação, neste ano jubilar, “seja celebrado por sacerdotes que sejam verdadeiros sinais da misericórdia” e assinala que o jubileu “deve implicar” também os serviços sócio caritativos e quantos têm a “tarefa de cuidar dos irmãos mais frágeis”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top