Leiria: Cidadãos deste mundo, à luz do Evangelho

Bispo de Leiria-Fátima apela à renovação que «passa pelo sítio onde vivem e onde trabalham» as pessoas.

Leiria, 03 Out 2011 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima apresentou este domingo uma carta pastoral onde apela para a renovação que «passa pelo sítio onde vivem e onde trabalham» as pessoas.

Na abertura do ano pastoral, D. António Marto defende que nos tempos atuais existem vários campos onde é necessário atuar.

Para além da comunicação social e da educação, o prelado refere que “é preciso educar para a consciência, afetividade, sexualidade humana, porque hoje é um desconcerto”.

Além disso há um património de beleza na diocese, visível em muitos templos, mas é necessário “não cair no kitsch, na cultura da banalidade, da mediocridade, quando não degenera para a cultura pimba” nas festas populares – disse D. António Marto.

A busca do bem comum leva ao “empenho no mundo”, através do “ambiente, do desenvolvimento económico, social e cultural, de promoção humana” – sublinhou o bispo de Leiria-Fátima.

O “grande problema está na humanização”, disse, lembrando que “vivemos na era da técnica e vivemos na ilusão que ela resolve todos os problemas, mas não chega”.

A Doutrina Social da Igreja é a “bússola de formação” que pode ajudar os cristãos a agir, mas “a maioria dos nossos cristãos não conhece” – lamentou

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top