Leiria: Bispo destaca importância do contacto direto com as pessoas na missão dos padres

D. António Marto manifestou satisfação por encontrar sacerdotes «felizes» na sua diocese

Leiria, 21 abr 2011 (Ecclesia) – O bispo da diocese de Leiria-Fátima recomendou hoje aos sacerdotes que promovam um “contacto mais direto com as pessoas” no desempenho da sua missão.

“Não há nada que o substitua; nem se limita às horas de atendimento no cartório”, disse D. António Marto na homilia da Missa Crismal a que presidiu na catedral de Leiria.

Este responsável disse encontrar “padres felizes, embora por vezes cansados; outras vezes preocupados ou demasiado atarefados, mas sempre contentes em serem padres” nas visitas pastorais que realiza na diocese.

Numa homilia dedicada ao tema da “caridade”, o prelado apelou a um “espírito de fraternidade, de colaboração e apoio entre os padres, na busca de novos caminhos de evangelização, na solicitude pelas vocações sacerdotais”.

“A caridade pastoral manifesta-se também  no desejo de melhorar a qualidade do nosso serviço pastoral”, acrescentou.

O também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa declarou que a caridade é “a expressão incarnada do amor terno, misericordioso e libertador de Deus que quer a salvação do homem todo”.

“Jesus é o enviado que entra no âmago da dor dos homens e lhes leva o amor apaixonado do Pai”, prosseguiu.

Nesse contexto, António Marto considerou que “o bispo e o padre, com o seu ministério e com toda a sua vida, ajudam o povo sacerdotal dos crentes a acolher o primado da caridade de Jesus que é a fonte, a medida e a norma da caridade da Igreja”.

“O primeiro testemunho duma comunidade cristã deverá ser a fraternidade evangélica que se vive dentro de si mesma”, apontou, sublinhando que esse mesmo testemunho vai “da pregação à catequese, da liturgia ao uso dos bens comunitários, das prioridades pastorais ao cultivo das vocações para o serviço eclesial e social”.

Na celebração, teve lugar a renovação das promessas sacerdotais, feitas pelos padres presentes, no dia da sua ordenação, e a bênção dos óleos utilizados na celebração dos sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem (ordenações de padres e bispos) e Unção dos Doentes.

OC

Partilhar:
Scroll to Top