Leira-Fátima: Diocese assinalou 100 anos da sua restauração

Bispo convida às comemorações e clero celebrou efeméride na sua jornada de formação

Leiria, 18 jan 2018 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima assinalou esta quarta-feira os 100 anos da sua restauração e o bispo, D. António Marto, convida a participar nas comemorações da data durante este ano pastoral, em especial este sábado e domingo, dias 20 e 21.

“A decisão do Papa serviu, ontem como hoje, para corresponder às novas exigências pastorais da Igreja, a saber: incremento da fé cristã, anúncio do Evangelho, maior proximidade ao povo, à sua vida e à sua história”, explica o bispo de Leiria-Fátima.

No convite enviado a toda a diocese, D. António Marto destaca das comemorações da restauração os eventos deste fim de semana na Sé de Leiria: Concerto este sábado, às 21h00, e Missa Solene no domingo, às 16h00.

“As grandes datas da vida das pessoas, das famílias e dos povos merecem e devem ser evocadas e festejadas, enquanto celebração da nossa vida e da nossa história”, destaca ainda D. António Marto.

A Diocese de Leiria foi restaurada pelo Papa Bento XV, a 17 de janeiro de 1918, com a Bula ‘Quo vehementius’.

A data foi celebrada esta quarta-feira na diocese e fora dela, como em Barcelos, onde está reunido parte do clero em formação permanente.

O jornal diocesano ‘Presente Leiria-Fátima’, num artigo que convida a conhecer a história da diocese, realça que entre a restauração e a nomeação do primeiro bispo passaram-se dois anos e quando D. José Alves Correia da Silva (1872-1957) chegou “houve festa, mas também bombas e petardos”.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top