Leão XIV: Comunidade Hindu de Portugal afirma compromisso na construção de «pontes» e trabalho conjunto com novo Papa

«Justiça social, a dignidade humana, a defesa dos mais vulneráveis e o diálogo inter-religioso» são valores comuns que responsáveis querem perseguir em colaboração

Foto: Lusa/EPA

Lisboa, 10 mai 2025 (Ecclesia) – A Comunidade Hindu de Portugal afirmou a sua “alegria e esperança” pela eleição do Papa Leão XIV, afirmando os valores comuns e o compromisso pela justiça, diálogo e diálogo inter-religioso.

“Estamos alegres e esperançosos neste novo capítulo, reconhecendo em Sua Santidade um líder profundamente comprometido com a justiça social, a dignidade humana, a defesa dos mais vulneráveis e o diálogo inter-religioso”, pode ler-se numa nota da Comunidade Hindu, publicada nas redes sociais.

“Estes são valores que ressoam não apenas com o Sanatan Dharma, mas também com outros pilares do hinduísmo, como ahimsa (não-violência), seva (serviço alerta), dharma (dever moral) e sarva dharma sambhava (respeito por todas as religiões)”, acrescenta o texto.

O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito como Papa, esta quinta-feira, após dois dias de Conclave, e assumiu o nome de Leão XIV; o primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru, e superior geral da Ordem de Santo Agostinho (Agostinhos).

A Comunidade Hindu de Portugal manifesta a sua disposição para “continuar a construir pontes e a trabalhar em conjunto para o bem comum”.

“Que o seu pontificado inspire paz, unidade e cooperação entre todos os povos e tradições espirituais”, finaliza a nota.

A Missa para a “solene inauguração” do pontificado do Papa Leão XIV vai decorrer a 18 de maio, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro.

LS

Partilhar:
Scroll to Top