«Agradeço a Deus por nos ter dado este Papa» – D. Armando Esteves Domingues
Angra do Heroísmo, Açores, 08 mai 2025 (Ecclesia) – O bispo de Angra disse hoje que o nome escolhido pelo novo Papa – Leão XIV- e a menção à paz, no discurso inicial, são sinais que apontam para uma dimensão social “indispensável neste momento”.
“Nós vivemos para o amor, para o diálogo e para o acolhimento e as suas primeiras palavras indica-nos esse caminho”, disse D. Armando Esteves Domingues, numa reação à eleição do novo Papa, num vídeo publicado pela Diocese de Angra.
D. Robert Francis Prevost, 69 anos de idade, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito como Papa, esta quinta-feira, 8 de maio, pelos 133 cardeais eleitores após dois dias de Conclave, e escolheu o nome de Leão XIV.
“Não saberei explicar como mas deixou-me uma profunda alegria no coração. Primeiro porque o Espírito Santo nos deu um Papa, e depois porque apontou de imediato esta paz desarmada e desarmante que nos vem de Cristo e que ao mesmo tempo nos projeta para um mundo que Ele quer que seja um mundo de paz mas cujo caminho coloca nas nossas mãos”.
O bispo de Angra destacou que a menção à paz do novo Papa, no seu discurso após a eleição, e a escolha do nome Leão XIV apontam para uma dimensão social “indispensável neste momento”.
“Queridos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação do Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu desejo que esta saudação de paz entre no vosso coração, chegue às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja convosco” – Leão XIV
“O nome escolhido lembra-nos Leão XIII, que nos trouxe a ‘Rerum Novarum’, a encíclica dedicada às causas sociais da Igreja num mundo que estava em profunda transformação como está o nosso e isso é indispensável neste momento”, assinalou o bispo de Angra.
D. Armando Esteves Domingues destacou também a “experiência que traz” o novo Papa da sua atividade missionária na América Latina, D. Robert Francis Prevost, o primeiro pontífice norte-americano, nasceu nos Estados Unidos da América (EUA), foi missionário e arcebispo no Peru, e superior geral da Ordem de Santo Agostinho,
“Agradeço a Deus por nos ter dado este Papa”, acrescenta o bispo de Angra, num vídeo de reacção à eleição de Leão XIV, publicado online pela diocese, através da sua página na internet ‘Igreja Açores’.
CB/OC
Especial: «A paz esteja com todos vós» – as primeiras palavras de Leão XIV (c/vídeo)