«Maria levantou-Se e pôs-se apressadamente a caminho»
Lamego, 24 out 2022 (Ecclesia) – A Diocese de Lamego apresentou, este domingo, no Teatro Ribeiro Conceição e na catedral da cidade, o plano pastoral para 2022-23 que tem o mesmo lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) «Maria levantou-Se e pôs-se apressadamente a caminho».
No documento, D. António Couto, Bispo de Lamego, escreve sobre “O quadro da Anunciação: quando o céu desce à nossa terra e transtorna a nossa vida”; “O quadro da Visitação: demora três meses a compor” e “A récita de Maria: para que o passado não passe, mas se passe!”.
“Sem Jesus, não vamos a lado nenhum, e não podemos acender senão fogos-fátuos! Renovo, pois, o apelo então feito aos párocos, meus irmãos no sacerdócio, para que continuemos a lançar mãos a uma verdadeira ação pastoral renovada, continuada e integrada, levando a cabo uma verdadeira formação cristã e eclesial permanente, paradigmática, e não meramente programática, que chegue a todos os fiéis leigos, crianças, jovens, adultos e velhinhos, de todas as condições sociais e níveis culturais”, escreveu D. António Couto.
Na carta, o Bispo de Lamego saúda os jovens, “todos e cada um, a quem, de forma particular”, dirige o desafio que abre e percorre o plano pastoral «Levantai-vos e parti apressadamente», isto é: “Evangelizai! Evangelizai! Evangelizai! Sem pausa nem bemol”.
“A todos peço a graça de pormos com alegria os dons que recebemos ao serviço uns dos outros”, acrescenta.
LFS