Paróquias da Diocese divulgam informação para as Eucaristias do Domingo de Pentecostes
https://www.facebook.com/paroquiadaselamego/videos/926611987776091/
Lamego, 29 Mai 2020 (ECCLESIA) – A Paróquia da Sé de Lamego publicou na sua página do Facebook um vídeo explicativo com recomendações e normas sobre as celebrações comunitárias, catequese e serviços em tempos de pandemia.
Este sábado começam as celebrações comunitárias das Missas e o vídeo dá orientações sobre a circulação dos fiéis dentro da Sé e as regras de segurança a ter durante a celebração.
Na Paróquia de Moimenta da Beira, na Diocese de Lamego, a celebração da Missa neste domingo, Solenidade de Pentecostes, vai decorrer no Monumento de Nossa Senhora de Fátima, às 20h00, e de seguida o encerramento do mês de Maria com a recitação do terço.
Apesar de ser uma celebração campal, a paróquia pede “serenidade, compreensão e responsabilidade” e que todos “respeitem as orientações” de segurança: usar máscara e manter o distanciamento social, lê-se.
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, na cidade de Lamego, também prepara a reabertura “com apenas 30 lugares disponíveis” no seu interior.
“Os lugares que podem ser ocupados (bem como os que não podem ser usados) estão devidamente assinalados”, informa o Santuário na rede social o Facebook.
Ainda foi ponderada a hipótese (sobretudo ao domingo), de se celebrar no recinto das peregrinações, “mas a falta de uma estrutura fixa de som e outras dificuldades logísticas” levou a optar por aquela solução.
“As pessoas de risco, doentes e ou com muita idade estão dispensadas” podendo acompanhar a transmissão (áudio e vídeo), através da Rádio Clube de Lamego.
Também o Santuário de Nossa Senhora da Lapa retoma as celebrações com a presença da comunidade este fim de semana.
“À entrada estão visíveis as orientações a observar por todos, bem como o gel desinfetante para colocar nas mãos”, refere a rede social Facebook daquele santuário.
Os bancos, mais espaçados e distribuídos por toda a igreja, “têm sinalização para orientar a sua utilização pelos participantes na Eucaristia”, lê-se.
Várias paróquias da Diocese de Lamego colocaram também nas suas páginas do Facebook orientações sobre o retomar das celebrações com a presença de fiéis.
LFS