Lamego: Novo bispo toma posse em janeiro de 2012

D. Jacinto Botelho saúda escolha de D. António Couto como seu sucessor

Lamego, Viseu, 19 nov 2011 (Ecclesia) – O bispo emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho, saudou hoje a escolha de D. António Couto como seu sucessor à frente da diocese, anunciando a tomada de posse para o dia 29 de janeiro de 2012.

“Trata-se de um bispo de reconhecida cultura e competência teológica, nomeadamente no campo da Sagrada Escritura, que até ao momento tem sido professor na Faculdade de Teologia do Porto da Universidade Católica”, assinala o agora administrador apostólico da diocese, em mensagem enviada à Agência ECCLESIA

D. Jacinto Botelho agradece a “confiança” dos Papas João Paulo II e Bento XVI e a “vivência de fraternidade com os irmãos no episcopado”, para além da “comunhão e docilidade do presbitério” e “a amizade, carinho, e dedicação” dos leigos.

“Penaliza-me a debilidade e imperfeição da minha resposta e do meu serviço que, confiando na misericórdia de Deus, Ele me perdoará, e vós também sabeis desculpar, como tão generosamente tendes manifestado”, acrescenta, dirigindo-se aos católicos de Lamego.

Sobre o seu sucessor, D. Jacinto Botelho destaca ainda que “foi eleito na última assembleia da Conferência Episcopal para presidir à Comissão agora reestruturada com o pelouro da Missão e Nova Evangelização”.

“Cabe-lhe por isso a responsabilidade de coordenar toda a movimentação em que a Igreja de Portugal se encontra empenhada na linha da Nova Evangelização, o que é uma mais-valia para a nossa diocese”, conclui.

D. António Couto, até agora auxiliar de Braga, de 59 anos, substitui D. Jacinto Botelho, bispo de Lamego desde o ano 2000, que apresentara a sua renúncia ao Papa por ter atingido o limite de idade imposto pelo direito canónico (75 anos), em 2010.

“A arquidiocese de Braga mostra-se profundamente grata pela acção pastoral desenvolvida pelo bispo auxiliar”, pode ler-se numa nota publicada no site diocesano.

Com uma população de 144 mil pessoas e mais de 143 mil católicos, a diocese de Lamego, no distrito de Viseu, conta com mais de 220 paróquias e tem uma história que remonta ao século VI.

OC

Partilhar:
Scroll to Top