Lamego: Igreja do Convento das Chagas alvo de obras por causa das «infiltrações de água»

Lamego, Viseu, 09 jul 2014 (Ecclesia) – A igreja do Convento das Chagas, um dos monumentos religiosos mais emblemáticos da região de Lamego, vai ser alvo de obras de restauro a partir do início da próxima semana.

Os trabalhos são da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Lamego e “visam travar a deterioração precoce do recheio artístico” daquele local de culto, refere uma nota publicada no site da autarquia local.

A referida igreja é o único espaço religioso que resta do Convento das Chagas, fundado no século XVI pelo antigo bispo de Lamego, D. António Teles de Menezes, e que albergou uma comunidade religiosa feminina ligada à Ordem dos Frades Menores.

Depois da extinção das ordens religiosas em Portugal, a partir de 1834, o Convento esteve inativo até 1906, data em que voltou a abrir como Seminário das Chagas e mais tarde, como local de ensino, cedido à Câmara Municipal de Lamego.

Atualmente, o monumento é propriedade do Ministério de Instrução Pública que o utilizou para a construção da Escola Secundária de Latino Coelho.

Os trabalhos de restauro na igreja do Convento das Chagas, assim chamado em honra das cinco chagas de Jesus Cristo, vão incidir na “recuperação de toda a estrutura de madeira” que cobre o templo, ameaçada pela “infiltração de águas pluviais”.

Um problema que tem depois influência na conservação de todo o recheio artístico interior, desde as “esculturas” ou “imagens de santos” à “talha dourada” que embeleza os altares.

De acordo com a autarquia de Lamego, o projeto de reabilitação está orçado em mais de 478 mil euros e é comparticipado por fundos comunitários.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top