Lamego: Dominicanos assinalaram oitavo centenário da morte de São Domingos

Lamego, 10 ago 2021 (Ecclesia) – Os religiosos dominicanos na Diocese de Lamego assinalaram no Mosteiro de Nossa Senhora da Eucaristia o 8.º centenário da morte de São Domingos, fundador da Ordem, falecido a 6 de agosto de 1221.

A celebração litúrgica foi presidida por D. António Couto, bispo de Lamego, com a presença do bispo emérito da diocese, D. Jacinto Tomaz Botelho.

O bispo de Lamego destacou a importância de São Domingos nos momentos conturbados da Igreja Católica, no sul de França, em finais do séc. XII e princípios do séc. XIII, onde se multiplicavam correntes consideradas heréticas.

“Hoje é nosso dever olhar para este homem da Igreja e ver que não teve medo de se opor às correntes vigentes e, pela simplicidade e fragilidade, escuta da palavra e oração, mudou o mundo de então. Ainda hoje, é preciso continuar a pregar, lá do alto da montanha, como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz, proclama boas novas e anuncia a salvação a Sião”, assinalou, numa intervenção divulgada hoje pela diocese, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

No final da Eucaristia houve um momento de confraternização, oferecido a todos os presentes pelas Monjas Dominicanas do Mosteiro de Nossa Senhora da Eucaristia.

OC

Vida Consagrada: Dominicanos recordam 800 anos do falecimento de São Domingos

Partilhar:
Scroll to Top