Lamego: Diocese lança jornadas jurídico-pastorais dedicadas ao matrimónio e à família

Iniciativa realiza-se no Seminário Maior da região

Lamego, Viseu, 07 abr 2015 (Ecclesia) – A Vigararia Judicial da Diocese de Lamego promove hoje as primeiras Jornadas Jurídico-Pastorais na região, dedicadas às questões bíblicas e canónicas no matrimónio e na família.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização explica que a iniciativa “insere-se não só no tema do Plano Pastoral deste ano da Diocese de Lamego (“Ide e construí com mais amor a família de Deus”), mas também no caminho de oração e reflexão para o qual o Papa Francisco convocou toda a Igreja no percurso sinodal que esta está a viver”.

Em outubro deste ano, o Vaticano promove a segunda parte do Sínodo dos Bispos dedicado aos desafios pastorais da Família.

Nesse sentido, o Papa Francisco já solicitou a todas as comunidades católicas do mundo que rezem em permanência pelo sucesso daquela assembleia.

A primeira edição das Jornadas Jurídico-Pastorais da Diocese de Lamego vai contar com intervenções do bispo titular, D. António Couto; do vigário do Tribunal Patriarcal de Lisboa, cónego Ricardo Alves Ferreira; e do vigário judicial do Tribunal Interdiocesano Vilarealense, monsenhor Fernando Dias de Miranda.

Enquanto “eminente especialista” na área da Bíblia, D. António Couto vai contribuir “para uma reflexão séria e serena” à volta do tema do próximo Sínodo dos Bispos.

Quanto aos outros oradores, a organização espera que eles ajudem as pessoas a perceberem os “mecanismos concretos” que articulam “a pastoral matrimonial e familiar com o funcionamento do Tribunal Eclesiástico“.

A participação nas jornadas, no Seminário Maior de Lamego, “é livre e gratuita”, exceto para o almoço, que carece de inscrição junto da Cúria Diocesana, através do telefone 254612147 ou junto da organização (josepatricio@diocese-lamego.pt; telemóvel: 938776398).

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top