«Sentimos um crescimento da motivação juvenil no que diz respeito à vivência da fé» – Padre Luís Rafael Azevedo
Lamego, 13 abr 2020 (Ecclesia) – O Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego (DDPJ) anunciou “com alegria a Boa Notícia da Ressurreição” através da música ‘Ele Vive’, divulgada este domingo de Páscoa e que foi uma “surpresa” para a juventude da diocese.
“Entendemos que o Domingo de Páscoa era o dia mais indicado para partilharmos esta surpresa. Este videoclipe foi a mensagem pascal da equipa DDPJ para todos os jovens da nossa diocese e para todos aqueles que nos acompanham através das nossas redes sociais. Ele vive é a Boa Notícia pascal”, disse hoje o padre Luís Rafael Azevedo à Agência ECCLESIA.
O responsável pelo Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego explicou que ao longo dos últimos meses do atual ano pastoral foram “ensinando aos jovens esta música” nas diversas atividades e, “em segredo”, fizeram a edição de áudio e da gravação das vozes.
“Mal imaginávamos que, entretanto, os jovens teriam de ficar obrigatoriamente em casa e que este videoclipe seria partilhado neste período de isolamento social”, acrescentou.
Com Portugal a viver uma quarentena nacional e sendo impossível promover o “ajuntamento real” por causa do coronavírus Covid-19, o padre Luís Rafael Azevedo explica que têm aproveitado os meios digitais para “promover um ambiente de acompanhamento, oração, formação e convívio” na Diocese de Lamego, depois de terem cancelado algumas das atividades calendarizadas, como o Festival Diocesano da Canção.
“Temos disponibilizado no Facebook, no Instagram e no email, alguns conteúdos que fazem parte de um projeto que chamamos ‘Hope At Home’. Continuando enraizados no grande objetivo que tínhamos para este ano pastoral – estudar, divulgar, rezar e implementar a Exortação Apostólica ‘Cristo Vive’-, temos publicado várias imagens, vídeos e textos que ajudem os jovens a caminhar orientados pelas palavras do Papa Francisco”, desenvolveu.
Neste contexto insere-se a divulgação da nova música ‘Ele Vive’, neste domingo de Páscoa; A letra foi escrita a partir da Exortação Apostólica ‘Cristo Vive’, do Papa Francisco para os jovens – “Quantas vezes não perguntaste se a Palavra que ouviste até aqui, falava para ti?” (Capítulo primeiro: O que diz a Palavra de Deus sobre os jovens); “Não te esqueças de onde vens, que o teu passado é o que te faz num futuro mais capaz. (Capítulo sexto: Jovens com raízes) – e do tema da Jornada Mundial da Juventude 2020 ‘Jovem, eu te digo, levanta-te’.
A edição vídeo, o som e a gravação de vozes é da responsabilidade dos jovens da diocese lamecense e a música original é de Matt Maher (Alive Again).
O padre Luís Rafael Azevedo adianta que, de um modo geral, sentem que “os jovens estão animados”, não escondem que “estão preocupados” com a atual situação e “desejam reunir o mais rapidamente possível” uns com os outros e com as comunidades.
“Sentimos um crescimento da motivação juvenil no que diz respeito à vivência da fé. De facto, notamos que vários grupos e movimentos estão a dar asas à imaginação e a brindar-nos com propostas muito originais: Reúnem digitalmente, promovem momentos de oração, lançam desafios, preparam vídeos e transparecem, claramente, a união espiritual e humana que está para além daquilo que nos aparece nos ecrãs do telemóvel ou do computador”, desenvolveu o sacerdote.
Sobre o futuro do atual ano pastoral 2019-2020, o responsável pelo Departamento da Pastoral de Jovens de Lamego explica que “conscientes da realidade” vão estar atentos e tomando as decisões necessárias, de acordo com as indicações diocesanas e da DGS – Direção Geral de Saúde.
“Até ao final do ano pastoral, não vamos cruzar os braços! Vamos explorar novas possibilidades e, em equipa DDPJ e com o nosso bispo, repensaremos as atividades previstas no plano pastoral”, assegurou o padre Luís Rafael Azevedo.
CB