Lamego: Antigos jesuítas com encontro marcado no Santuário de Nossa Senhora da Lapa (redação corrigida)

Fátima, Santarém, 28 fev 2012 (Ecclesia) – O plenário dos antigos jesuítas escolheu o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe, diocese de Lamego, para realizar o seu convívio anual, com as respetivas famílias.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a organização do evento destaca a relevância histórica daquele local de culto, que chegou a ser um dos “mais importantes da Península Ibérica” e cuja “divulgação foi facilitada pela atividade missionária dos jesuítas”.

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa foi erguido em 1498, na serra com o mesmo nome, na freguesia de Quintela, depois de uma pastorinha, muda de nascença, ter encontrado uma imagem de Nossa Senhora escondida entre as rochas.

De acordo com o site oficial daquele local de culto, a representação mariana terá sido colocada ali por um conjunto de religiosas que fugiam à perseguição.

“A devoção e todo o carinho que a menina dedicou à imagem, valeram-lhe uma especial proteção da Virgem que por milagre lhe concedeu o dom da fala”, acrescenta.

Em 1576, o Santuário foi confiado ao cuidado da Companhia de Jesus, que contribuíu para a dinamização dos diversos fluxos de peregrinação, vindos de vários pontos do país e do mundo.

O encontro de antigos jesuítas, que nos outros anos se tem realizado nas instalações daquela instituição religiosa em Cernache, diocese de Coimbra, está previsto para o próximo dia 22 de Setembro, data ainda sujeita a confirmação.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top