Juventude: «RIOnidos em Cristo – Duas margens a mesma fé»

Pastoral juvenil de Setúbal e de Lisboa promovem iniciativa conjunta para assinalar 40 anos da diocese sadina

Setúbal, 24 jun 2015 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal e o cardeal-patriarca de Lisboa convidaram os jovens das duas dioceses a participar na iniciativa ‘RIOnidos em Cristo – Duas margens, a mesma fé!’, no dia 18 de julho.

“[Jovens] vocês têm um grande sonho de felicidade, ninguém como Jesus, diria mesmo só Ele, vos compreende bem e é capaz de saciar. Aproximem-se dele e não ficareis arrependidos”, refere o bispo de Setúbal, sobre uma atividade com “grande dimensão eclesial”.

No contexto dos 40 anos que a Diocese de Setúbal está a celebrar, D. Gilberto Reis apelou ainda aos jovens para que divulguem esta iniciativa, procurando que todos possam participar num “encontro enriquecedor”.

D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, começa por saudar os jovens das duas dioceses e “outros que se queiram juntar” a uma atividade “muito bonita e cheia de significado” que tem Cristo como centro.

“Estamos nos 40 anos da diocese irmã de Setúbal: de Lisboa associamo-nos de coração a tudo o que se passa na outra margem do rio”, acrescentou, numa mensagem em vídeo.

Os secretariados juvenis das dioceses de Setúbal e de Lisboa desafiam os jovens a “atravessar o Rio Tejo” e a viver um dia de “alegria e missão” com outros que também “não têm medo de entrar na barca de Cristo”.

“Não te atrases”, alerta a organização que informa que as inscrições encerram no próximo dia 1.

A 18 de julho, os jovens de Setúbal vão reunir-se às 11h30 em Cacilhas e os jovens de Lisboa às 13h30 no Largo de São Domingos.

Do programa do ‘Rionidos em Cristo’ destacam-se seis etapas: “Cristo Une”, quando todos os jovens se encontram na Igreja de São Domingos; “Cristo envia”, que propõe fazer missão na Baixa de Lisboa; “Cristo salva” quando todos embarcam no Cais do Sodré para Cacilhas rumo ao Cristo-Rei.

Quando os jovens das duas dioceses estiverem em Almada, realizam-se outros três momentos com destaque para o “Cristo dá-se”; a Eucaristia com a presença de D. Gilberto Reis e D. Manuel Clemente às 18h00 no Santuário do Cristo-Rei; e a partir das 20h00 “Cristo vive” com o jantar e o concerto com a ‘Banda Luz Jovem’, que encerra o encontro.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top