Padre Ángel Fernández Artime deixa mensagem aos jovens
Lisboa, 01 fev 2018 (Ecclesia) – O reitor-mor dos Salesianos pediu aos jovens de todo o mundo que cultivem a “experiência vibrante” que é a oração, “como diálogo com Deus”, e procurem a felicidade, numa mensagem por ocasião da festa de São João Bosco.
“Não renunciem, meus queridos jovens, aos vossos sonhos e ideais, embora às vezes possam parecer-lhes difíceis”, escreveu o padre Ángel Fernández Artime, por ocasião da festa celebrada esta quarta-feira.
Na mensagem enviada à Agência ECCLESIA, o reitor-mor dos Salesianos de Dom Bosco pedem aos jovens que “continuem” a procurar “ardentemente a própria felicidade”, a que é “profunda, autêntica” e vai fazer os jovens “felizes e realizados”.
“Felicidade que está muito longe de tudo o que seja superficial e vazio; longe de tudo o que seja ‘usar e deitar fora’ as coisas e, com grande tristeza, digo-vos que, às vezes, também deitar fora – descartar as pessoas”, desenvolve.
O padre Ángel Fernández Artime realça também que a sua mensagem, por ocasião da festa do fundador dos Salesianos (31 de janeiro), “vale também para os jovens não cristãos”.
Neste contexto, conta que numa viagem ao leste da Índia ficou “profundamente emocionado” por encontrar jovens universitários de várias religiões – católicos, hindus e muçulmanos – que propuseram “rezar juntos o ‘Pai-Nosso’”.
Por isso, pede a todos os jovens para “abrirem o coração a Deus e deixarem-se surpreender por Ele”.
“Deixem-no chegar ao mais profundo das vossas vidas. Ele nunca vos dececionará. Façam a experiência do Encontro com Ele e, na medida do possível, rezem, entrem em diálogo com Ele”, acrescenta.
A partir do exemplo da Santa Edith Stein, filósofa do século XX, incentiva os jovens a “cultivar e a avivar” a experiência vibrante que é a oração “como diálogo com Deus” e que continuem a “ser generosos na própria vida, a oferecer tempo e qualidades a muitas outras pessoas”.
“O mundo, a Igreja, a nossa Família Salesiana e o Movimento Juvenil Salesiano em todo o mundo têm um grande presente e um belo futuro”, sublinhou o reitor-mor. desde Timor-Leste na sua mensagem.
São João Bosco (16 de agosto de 1815-31 de janeiro de 1888) fundou a sociedade Pia de São Francisco de Sales, os Salesianos; essa família religiosa dedica o mês de janeiro ao santo italiano.
‘Don Bosco’, como era conhecido na Itália, é patrono da Jornada Mundial da Juventude 2019 no Panamá; foi canonizado em 1934, pelo Papa Pio XI.
CB/OC